Felipe Oliveira Baptista encerra 33ª edição do Portugal Fashion

Durante quatro dias foram 40 os designers e marcas que apresentaram as suas coleções para a próxima primavera/verão

Sob o tema "Abstrart" o Portugal Fashion encerrou ontem a sua 33ª edição com o desfile de Felipe Oliveira Baptista, sendo que entre a passerelle de Lisboa e do Porto passaram 37 criadores e 15 marcas. Felipe Oliveira Baptista fechou com chave de ouro com a sua coleção 'The Sheltering Sky'. Esta coleção mostrou ao público uma viagem imaginária através dos tempos, dos continentes, da música e da literatura. A ideia de um guarda-roupa funcional inspirou Felipe Oliveira Baptista numa sofisticação melancólica e sensual, onde as peças arquitetónicas foram destinadas a vestir o corpo e a libertar a mulher de estereótipos.

O dia começou bem cedo, por volta das 15h com os desfiles de IndustryConcreto by Helder Baptista; Cheyenne; Mad Dragon Seeker by Alexandrine Cadilhe & Daniel Simões; Dom Colletto. Seguiram-se as criações de Maria Martins e Pritt Franco da plataforma Bloom. Nesta mesma plataforma desfilaram também as propostas de Cláudia Garrido (16h30), Joana Ferreira e Diana Matias (17h30). Às 16h foi a altura do desfile da indústria do calçado que contou com as propostas de Dkode by Aleksandar Protic; Fly London; Goldmud e Alexandra Moura; J. Reinaldo; Nobrand e Silvia Rebatto.

Carlos Gil, um dos nomes mais aguardados deste dia apresentou a sua coleção por volta das 17h. O designer inspirou-se no norte de Portugal e no sul da Índia através das cores vibrantes e ornamentação nas sedas e rendas, enriquecidas com o trabalho à mão em bordados e pedrarias. 

Uma coleção onde a tradição, o misticismo, o romanticismo e o clássico se tornam arrojados e frescos.

Às 18h foi a vez de Vicri mostrar as suas propostas com a coleção 'Invicta'. Os pixéis e a tecnologia, combinados com as texturas e padrões encontrados nas ruas da cidade do Porto, génesis da marca, concretizam uma coleção que invoca o futuro pelo prisma das suas raízes. 

O resultado é uma imagem sedutora, forte e versátil para um homem em evolução, num mundo tecnológico que não prescinde das referências clássicas.

Lion of Porches foi a marca que se seguiu... A coleção foi baseada numa inspiradora e colorida viagem, exibindo ambientes distintos, mas mantendo a identidade da marca. A linha mais característica da coleção, a linha Lion, apresenta um estilo náutico nas cores habituais (branco, marinho e vermelho), conjugado com elementos de inspiração britânica, ideal para momentos de pura aventura. Glamorosa e sofisticada, a linha City introduz um estilo náutico retro, visível nas formas e padrões. 

Luis Onofre é outros dos nomes mais aguardados no line-up do Portugal Fashion. 'Different flavours é uma coleção sensual e bastante apurada, onde os saltos stilleto, saltos plexi e outros mais robustos dão altura à mulher, embora sejam os superfinos que mais marcam o vasto leque de escolhas. 

Às 22h estava marcado o desfile de Dielmar, que mostrou uma coleção inspirada numa viagem rumo à América Central em busca de referências culturais, de ritos e de elementos estéticos característicos de um viajante global que cruza oceanos e atravessa continentes. O resultado foi uma coleção elegante, estruturada e pensada para um homem moderno, mas de instinto naturalista, que transporta em si a essência de outros tempos e culturas.

Uma das principais novidades desta edição foi o showroom Brand Up, em que os criadores podiam mostrar e vender as coleções ao público e a 30 aghentes de compras nacionais e internacionais.

A 33.ª edição do Portugal Fashion decorreu de 24 a 26 de outubro e na sua passerelle foram apresentadas as propostas dos principais criadores nacionais para a primavera/verão 2014. Veja o dossier com todos os desfiles aqui.

artigo do parceiro:

Comentários