Fazer dieta pode reduzir resistência à gripe

Dieta de baixas calorias interfere na produção de glóbulos brancos

Fazer regime para emagrecer em plena época de gripe não é a melhor ideia, advertem cientistas da Universidade de Michigan. Segundo a BBC, o regime pode afectar a capacidade do organismo combater o vírus da gripe.

Os cientistas descobriram que ratos de laboratório submetidos a uma dieta de baixas calorias tiveram maior dificuldade em combater a infecção do que aqueles que estavam a fazer uma dieta normal.

Segundo a equipa, mesmo os ratos submetidos à dieta de baixas calorias que ingeriam quantidades adequadas de vitaminas e minerais não conseguiram produzir a quantidade de glóbulos brancos necessária para combater a infecção.

Além de uma maior probabilidade de morrer vítima da contaminação por um vírus, os ratos - que consumiam cerca de 40% das calorias dadas aos submetidos a uma dieta normal - levaram mais tempo a recuperar, perderam mais peso e tiveram outros sintomas de saúde precária, informa a BBC.

«A nossa pesquisa mostra que ter um organismo disposto a combater um vírus vai levar a uma recuperação mais rápida e tem efeitos menos severos que aqueles que ingerem menos calorias», disse a autora do estudo, Elizabeth Gardner.

Os especialistas recomendam que mesmo as pessoas vacinadas devem evitar dietas para emagrecer no Inverno. A pesquisa foi publicada na revista especializada “Journal of Nutrition”.

06 de Janeiro de 2009

Comentários