Equipa exclusivamente feminina à conquista da Taça de Portugal de Xadrez

11 jogadoras conseguem feito raro numa modalidade dominada por homens

O Clube de Xadrez do Colégio Português, natural do distrito de Aveiro, vai estrear-se na Taça de Portugal de Xadrez por equipas, que tem início no dia 23 de fevereiro, com uma equipa inteiramente feminina.

Ao todo, são 11 as jogadoras que vão defender as cores do clube durante a competição.

A participação da única equipa composta exclusivamente por elementos do sexo feminino naquela que é uma das provas mais importantes do calendário nacional da modalidade, organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, é um acontecimento verdadeiramente raro, na medida em que é cada vez menor o número de jogadoras que praticam a modalidade ao mais alto nível. Do total de 709 atletas inscritos para a nova edição da Taça de Portugal por equipas, apenas 63 são praticantes do sexo feminino.

O Clube de Xadrez do Colégio Português, um dos clubes com mais atletas femininas filiadas, todas elas com idades compreendidas entre os 6 e 14 anos, detém quase 20 por cento do total de jogadoras em prova. No primeiro encontro, que se realiza logo no dia 23 de fevereiro, as atletas defrontam o Clube dos Galitos. Além desta, o O Clube de Xadrez do Colégio Português está representado na Taça de Portugal por mais duas equipas masculinas, compostas por 31 atletas.

Uma das estrelas do clube é o atual campeão nacional de sub-12, Gonçalo Martins, vencedor do Campeonato Nacional Jovem de Xadrez para federados, disputado na Universidade de Aveiro. Henrique Paiva, que representou Portugal no Mundial de Xadrez da Juventude 2012, disputado em novembro passado na Eslovénia, é outro dos atletas do clube em prova.

14 de fevereiro de 2013

artigo do parceiro:

Comentários