Empresa americana lança a primeira boneca transgénero

Aos 16 anos, a adolescente Jazz Jennings entra para a história ao ser o primeiro membro da comunidade transgénero a ter uma boneca em sua honra.

Jazz Jennings, estrela do reality-show I Am Jazz, vai ter uma boneca em sua homenagem. Segundo o jornal The New York Times, o protótipo foi apresentado no fim de semana passado durante a Toy Fair, que decorreu em Manhattan, e deverá ser lançado em breve.

O brinquedo foi criado pela Tonner Doll Company, uma empresa nova-iorquina especializada no fabrico de bonecos destinados a colecionadores normalmente inspirados em figuras televisivas e da cultura popular.

“Fiquei muito impressionado com a Jazz quando vi a entrevista que deu à Barbara Walters há 10 anos atrás. Achei-a uma criança incrível com pais espetaculares”, disse ao jornal o chefe executivo da Tonner Doll Company, Robert Tonner.

Recorde-se que a versão miniatura de Jazz “é a primeira boneca transgénero uma vez que é baseada numa pessoa trans”, referiu a jovem ativista na conta oficial do Instagram.

“Espero que envie uma mensagem positiva sobre a comunidade transgénero mostrando que somos iguais às outras pessoas”, escreveu a jovem sobre a boneca que contará com dois looks diferentes: um look branco total e um look semelhante ao que usou na capa do livro ‘Being Jazz: My Life as a (Transgender) Teen’ onde surge com uma camisola cor de rosa e calções de ganga.

A boneca deverá chegar ao mercado em julho numa versão limitada e o preço deverá variar entre os 83 e os 94 euros.

Comentários