Designer leva a tradição portuguesa até à Feira de Joalharia em Londres

Filipa Oliveira é natural de Braga mas vive na Escócia
A premiada designer de jóias, Filipa Oliveira, foi selecionada para participar na prestigiada Feira Internacional de Joalharia de Londres, a IJL, com uma coleção inspirada na filigrana portuguesa.


Filipa Oliveira lançou a sua segunda coleção Golden Honey em finais de 2012. Prata dourada, esmeraldas e corais são os materiais de eleição e a filigrana portuguesa a fonte de inspiração. A designer usa a técnica de uma forma inovadora para realçar o detalhe e a tradição no seu trabalho, permitindo uma harmoniosa relação entre passado e presente que transparece em cada peça.

Filipa é natural de Braga mas em 2008 rumou ao Reino Unido. Formou-se, em 2011, em Design de Jóias pela Universidade de Dundee, na Escócia e, imediatamente após a licenciatura, venceu o do prémio The New Designers Goldsmith’s Company Award for Jewellery. No mesmo ano, Carol Woolton, editora de jóias para a Vogue britânica referenciou Filipa como uma jovem joalheira a ter em atenção. Recentemente, foi uma das quatro finalistas do EC One: Unsigned, um concurso lançado por uma conceituada loja de jóias em Londres.

Atualmente Filipa vive na Escócia e faz parte de um projeto inovador, o Vanilla Ink, juntamente com mais oito joalheiros recém-licenciados. Aqui, são dadas, aos jovens designers, todas as condições necessárias para que possam desenvolver o seu trabalho da melhor maneira, através de workshops e trocas de ideias e experiências com profissionais da área.

Mas porque os tempos são especialmente difíceis para todos, nomeadamente para os artistas, os criadores do Vanilla Ink procuraram apoio alternativo através do Kickstarter.com, uma plataforma de financiamento para trabalhos criativos através da qual é possível fazer uma doação para um projeto e torná-lo real.

21 de fevereiro

Comentários