No âmbito das celebrações do Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, a Associação Ame & Viva a Vida – Associação de Mulheres Mastectomizadas – promove hoje o Dia da Mulher Rosa. O objectivo é chamar a atenção para um problema de saúde pública.

Em Portugal, surgem anualmente cerca de 4.500 novos casos de cancro da mama e morrem aproximadamente 1.500 mulheres com esta doença, o que perfaz uma média de quatro a cinco mortes por dia. O cancro da mama é a segunda causa de morte nas mulheres com idade compreendida entre os 35 e os 55 anos.

De forma a sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce no tratamento do cancro da mama e para acabar de vez com o estigma associado a esta doença, a Associação Ame & Viva a Vida convida todas as mulheres a unirem-se a esta luta, vestindo, no dia 30 de Outubro, uma peça de roupa cor-de-rosa.

A par desta iniciativa, irão ainda ser distribuídos folhetos com informação alusiva ao cancro da mama nas 18 principais capitais de distrito.

Através desta iniciativa, a Associação pretende alertar todas as mulheres para a importância de um auto-exame mamário mensal, mamografias periódicas e observação médica anual. Recomenda-se ainda uma vida saudável através do exercício físico regular, uma dieta pobre em gorduras, pouco álcool e sem tabaco.

A Associação Ame & Viva a Vida é a única Associação em Portugal composta maioritariamente por mulheres mastectomizadas sobreviventes do cancro da mama e que, voluntariamente, se disponibilizam para apoiar todas as mulheres com esta doença e as suas famílias.

Esta Associação, que conta já com três anos de vida, tem como principais objectivos o esclarecimento de dúvidas, apoio emocional e social às mulheres mastectomizadas e suas famílias, informar as mulheres sobre a sua doença e sobre a legislação existente que define os seus direitos.

Também visa participar activamente na prevenção do cancro da mama, sensibilizando a população em geral e os profissionais de saúde para os problemas das mulheres mastectomizadas.

30 de Outubro de 2008