Ele é a lista dos presentes, as decorações, os jantar de Natal... Se está com medo de se esquecer de alguma das tarefas que tem de forçosamente cumprir até ao dia 24 de dezembro, siga esta agenda e vá confirmando se está atrasado ou adiantado com os preparativos. Como a primeira opção é geralmente aquela que se verifica mais, o melhor é imprimir esta listagem e ir riscando as tarefas que vai despachando.

Dia 1

Por esta altura, idealmente, já deve ter todos os presentes de Natal comprados ou, pelo menos, pensados. Ainda não? Aproveite o dia de hoje para fazer as compras, privilegiando as lojas tradicionais!

Dia 3

Envie os postais de Natal, se ainda mantêm esta tradição. Em vez dos tradicionais, pode optar pelo e-mail, mais rápido e ecológico, para o envio dos tradicionais votos, mas tenha em atenção que deve escrever sempre mensagens personalizadas.

30 sugestões de presentes para começar a pensar no seu Natal
30 sugestões de presentes para começar a pensar no seu Natal
Ver artigo

Dia 5

Elabore a lista de convidados previstos para a ceia e, se ainda não fez as compras de Natal todas, apresse-se.

Dia 7

Confirme as presenças para a noite de Natal e informe-se se algum convidado tem exigências especiais em termos de menu.

Dia 8

Entre no espírito natalício, caso ainda não tenha entrado. Pegue nos enfeites do ano anterior e veja quais podem ser reutilizados. Se tiver filhos, envolva-os no projeto de decoração da casa e, juntos, façam a árvore de Natal.

Dia 10

Faça um plano da mesa, dispondo os convidados por afinidades ou temas de conversa. Caso haja muitas crianças, crie uma mesa infantil, com loiça mais resistente.

Dia 11

Compre o bacalhau, os vinhos e os alimentos não perecíveis antes que os preços subam. Prefira bebidas em garrafas grandes, mais baratas e ecológicas.

Dia 13

Verifique se os presentes que comprou e que escondeu estrategicamente ainda não foram descobertos pelos mais pequenos. Aproveite e confirme se não se está a esquecer de ninguém.

Dia 14

Encomende, no seu talho habitual, o peru. Aproveite e, se for caso disso, reserve também, nas lojas ou nos supermercados que costuma frequentar, as couves e outros dos ingredientes natalícios que mais tendem a esgotar nesta época.

Dia 16

Desafie os seus filhos para prepararem uma exibição para a noite de Natal com cantigas, teatro ou dança. É também uma forma de os manter entretidos durante o período das férias escolares.

Dia 18

Certifique-se que tem o material necessário para receber os convidados. Verifique como está de loiça, de talheres, de cadeiras e por aí fora... Ponha também de parte alguns recipientes para guardar as sobras no fim da festa.

Dia 19

Prepare uma caixa SOS com um antiácido, aspirinas e outros materiais que possam ser úteis para uma possível emergência na noite ou no dia de Natal.

Dia 20

Se a festa é em sua casa, peça aos seus familiares com mais dotes culinários que façam algumas iguarias, para juntar àquelas que está a pensar preparar.

Dia 21

Encomende o bolo-rei.

Dia 22

Analise o recheio do frigorífico e da despensa para ver se não lhe falta nada. Certifique-se também que tem gelo suficiente para as bebidas e, um dia antes, coloque as bebidas no frigorífico.

Dia 23

Antecipe-se! Faça algumas das sobremesas, prepare o bacalhau e o peru e deixe para a última hora só o que não puder ser feito antes.

Dia 24 de manhã

Verifique se a cozinha está pronta para a fase final dos preparativos e certifique-se que a sala também está impecável. Dê as últimas instruções à sua equipa familiar e prepare-se para a festa.

Dia 24 à noite

A família já está reunida à mesa, onde o peru é, a par do bacalhau, do polvo, do borrego ou do cabrito, o protagonista. Usufrua da sua refeição na companhia daqueles que lhe são mais queridos e... feliz Natal!