Janine Medeira nasceu para poupar. Apesar de a família sempre lhe ter ensinado o valor do dinheiro, a verdade é que a estratégia da poupança não foi incentivada pelos pais. “Desde miúda que sempre fui muito poupada. Lembro-me que o meu pai me dava dinheiro para comer na escola e eu tentava juntar os trocos todos para no final da semana poder comprar as minhas coisas”, começa por explicar a professora Universitária na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo do Algarve e autora do blogue Poupadinhos & Com Vales, em entrevista ao SAPO Lifestyle a propósito do lançamento do livro ‘Ser Feliz Não é Caro: O Livro da Grande Poupança’.

O vício da poupança, propriamente dito, só tomou forma a partir do momento em que foi viver com o atual marido e começou a reparar, nas habituais idas ao supermercado, nas dezenas de promoções, descontos e vales que estavam à sua disposição pelos corredores fora. “Comecei a perceber que existiam uma série de produtos que muitas vezes tinham vales colados e perguntava-me: ‘Será que isto é assim?’ Até que experimentei e era. E gostei. E depois comecei a repetir e à procura de mais.”

Apesar de confessar que se perde muito tempo à "caça" das melhores promoções disponíveis na sua área de residência, em Faro, a verdade é que o esforço compensa. “Eu tenho o cuidado de estar registada ou seguir a página de Facebook das minhas marcas preferidas e assim que eles lançam alguma coisa recebo sempre notificações ou emails. Assim consigo estar sempre em cima do acontecimento”, afirma a docente que, com a acumulação de cupões e vales de desconto, todos os meses consegue reduzir a despesa do supermercado para metade. “Depende do stock que tenho e das promoções que houve, mas eu consigo poupar sempre pelo menos 200 euros por mês.”

Fascinados com a sua enorme capacidade de gestão e decididos a seguir-lhe o exemplo, os amigos e familiares não tardaram a pedir dicas e conselhos sobre o assunto. Farta de ouvir, vezes sem conta, a pergunta “Como é que poupas tanto?”, Janine pôs mãos à obra e, em 2013, criou um grupo privado no Facebook onde explicava a fórmula mágica da poupança. Mas a verdade é que não estava preparada para o que se sucedeu. “Passado uma semana aquele grupo já tinha cinco mil pessoas e a maior parte não eram meus amigos. Na altura eu vi logo que, se calhar, havia ali algum potencial uma vez que estávamos em plena crise e decidi criar a página oficial. Como também vi que foi uma coisa bombástica, criei o blogue a seguir.”

Passados quatro anos, o blogue tornou-se o segundo mais visitado a nível nacional na categoria de ‘Política, Economia e Negócios’ e a página de Facebook Poupadinhos & Com Vales já conta com mais de 235 mil seguidores que dependem das dicas de Janine na hora de ir às compras. Apesar de atualmente ser a partilha de informação que lhe rouba mais tempo, a blogger confessa que este é um trabalho que lhe enche o coração.

“Aquilo que me faz mais feliz, e que torna este trabalho tão gratificante, é ter pessoas que me dizem que agora já pagam os infantários dos filhos sem problemas porque como poupam na alimentação graças às minhas dicas já não têm esse peso tão grande. Também tenho muitos seguidores que reduziram a conta de supermercado para metade: se gastavam 600 euros estão a gastar 300. O facto de saber que a vida de alguém melhorou um bocadinho só com algumas coisas que eu ensinei é uma sensação inexplicável”, frisa.

O bê-á-bá dos poupadinhos

Ser Feliz não é Caro O Livro da Grande Poupança
D.R.

Questionada sobre a maior poupança que já conseguiu usufruir ao longo da sua vida, Janine refere a vez em que comprou gel de duche para quase dois anos e gastou apenas 20 euros. “Na altura partilhei logo no blogue e aquilo foi uma loucura porque houve muita gente que conseguiu. E quando eu digo que por 20 euros consigo comprar gel de duche que me dá para dois anos isso significa que durante dois anos eu não vou precisar de comprar gel de duche. Ou seja, durante 24 meses eu estou a poupar nesse produto. E quem diz gel de duche diz o champô, toalhitas para o bebé e por aí fora. Depois chega a um ponto em que já não precisamos de comprar muito mais a não ser os frescos. E aí é que se poupa mesmo muito.”

Para aqueles que querem seguir os passos de Janine Medeira, a solução está no livro ‘Ser Feliz Não é Caro: O Livro da Grande Poupança’: criado a pensar especialmente naqueles que querem começar a poupar mas não percebem nada do assunto assim como nas pessoas que não conhecem o blogue porque não vão à internet. E desenganem-se aqueles que acham que se trata de uma réplica dos conteúdos que já estão disponíveis online.

“Posso dizer que talvez 90% do que está no livro nunca foi abordado no blogue. Está divido em 12 capítulos e é um pouco o reflexo do que eu consigo fazer no meu dia a dia. Estamos a falar de tudo: desde poupança na cozinha, em casa (luz e gás), em seguros, como poupar com as crianças, na estrada, no lazer e nas férias. Acho que qualquer pessoa que agarre nisto consegue fazer qualquer coisa muito boa.”

A pensar nas dúvidas de principiante a autora faz questão de esclarecer duas questões bastante importantes: o tema das marcas e da arrumação. Ao contrário daquilo que acaba por ser senso comum, para se começar a poupar não basta trocar os produtos de marca por os de marca branca. As coisas não são tão simples assim.

“Comprar marca branca não é significado de poupar”, alerta sobre aquele que considera ser um dos erros mais cometidos pelos portugueses na hora de ir às compras. No que toca ao espaço, a blogger refere que, apesar de dar jeito, as pessoas não precisam de ter garagens enormes para começarem a poupar. Contudo é preciso que as famílias façam uma análise do espaço de que dispõem e comprem em função da despensa e dos armários que tem disponíveis em casa.

Organizado, prático e atento são as características que devem ter todos os poupadinhos. “É preciso ser organizado porque sem organização esqueçam, não vão lá. Isto exige ver folhetos, ter os vales, saber onde é que os vou buscar, acumular promoções com os vales e por aí fora. O ser prático também é muito importante porque temos de ir diretos ao ponto: temos de fazer uma lista de compras e saber o que vamos levar”, explica Janine que aconselha todas as pessoas a fazerem as suas compras em menos de 30 minutos e a escolherem o cesto em detrimento do carrinho de compras de forma a evitarem tentações. “E a atenção é fundamental para se fazerem comparações de preços.”

Para aqueles que ainda olham para as palavras ‘promoções’, ‘descontos’ e ‘vales’ com alguma desconfiança e têm receio de estarem a cair numa armadilha, Janine põe os pontos nos is. “Há muitas pessoas que ficam com a ideia de que comprar em promoção é estar a ser enganado ou estar a fazer uma compra mal feita. Não é. Depende é da promoção e daquilo que a pessoa sabe sobre o produto que está a comprar. Ou seja, o consumidor atento vai perceber mais facilmente quando a promoção de um produto que consome com mais frequência não é real ou quando há inflação. O importante é comparar sempre os preços.”