Dois bailarinos da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC) vão participar na abertura do Festival Internacional de Ballet de Seul 2012, que começa na quinta-feira, anunciou hoje a entidade.

 De acordo com a CPBC, no dia de abertura do certame internacional dedicado à dança, os bailarinos Patrícia Henriques e Fábio Pinheiro vão interpretar a coreografia “Passacaglia” de Vasco Wellenkamp, diretor da companhia.

Nos dias 24 e 25 de agosto, na sexta-feira e no sábado, a CPBC vai apresentar, em estreia mundial, a peça “Abandono”, também criada por Vasco Wellenkamp, e dançada por Patrícia Henriques, e “Fragmented Bodies”, de Gagik Ismailian, dançada por Fábio Pinheiro.

O Festival Internacional de Ballet de Seul 2012 decorre até 01 de setembro no Arko Arts Theater, na capital da Coreia do Sul.

Fundada em 1997 por Vasco Wellenkamp e Graça Barroso, a CPBC recebeu este ano o estatuto de entidade de utilidade pública pelo trabalho desenvolvido na área da dança.

Wellenkamp regressou há dois anos à CPBC para reformular o projeto, depois de ter dirigido a Companhia Nacional de Bailado (CNB) entre junho de 2007 e setembro de 2010, funções em que foi substituído por Luísa Taveira, durante a tutela da ministra Gabriela Canavilhas.

Desde que foi criada, a CPBC tem apresentado espetáculos em Portugal e no estrangeiro, interpretando repertório, entre outros, dos coreógrafos Nils Christe, Gagik Ismailian, Nathalie Bard, Tíndaro Silvano, David Fielding, Rami Levi, Darshan Singh Buhller, Ronald Malzer, Jan Linkens, Benvindo Fonseca e Barbara Griggi.

Lusa