Águas para todos os gostos

Um mercado cada vez mais exclusivo

A nossa dose diária de H2O está a mudar e tornar-se num mercado cada vez mais exclusivo – seja pela sua origem, pureza ou design da garrafa – e, naturalmente, cada vez mais caro. Temos vários tipos de águas: desde as mais baratas e com um design mais básico, às mais caras e com um design de luxo.

As celebridades são conhecidas pelas suas excentricidades, sempre relacionadas com dinheiro. Todos falam sobre as quantias exacerbadas que as estrelas gastam em peças de roupa, malas, sapatos, cabeleireiros, casas, carros, joias, etc… Mas a verdade é que até na água engarrafada as celebridades estão a gastar quantias enormes de dinheiro.

Os Pearl Jam pedem como preferência ‘Ethos’, e não querem ‘Evian’, ‘Aquafina’ ou ‘Dasani’. ‘Ethos’ é vendida nos cafés Starbucks e parte dos lucros reverte para fundações que ajudam países em desenvolvimento a criar projetos de água potável. Já a cantora Christina Aqguilera prefere ‘Arrowhead’. Madonna insiste em beber ‘Kabbalah’, enquanto Mary J Blige insiste em água Fiji à temperatura ambiente. Os AC/DC pedem sempre ‘Evian’, assim como Tiger Woods.

Todas estas águas vieram refrescar o mercado deste bem tão essencial. Mas será que a água engarrafada é melhor do que a simples água da torneira?


MITOS

Mito #1: Água engarrafada é melhor que da torneira - Não necessariamente. Marcas brancas falam de águas que veem de nascentes puras ou montanhas longinquas, mas a verdade é que a maioria das águas vem do mesmo sítio: abastecimentos de água nacionais. O que não é de todo uma coisa má: a água dos abastecimentos é controlada, bem como a água que vai para as garrafas.

Mito #2: Água purificada sabe melhor - A água mais pura – água destilada com minerais e sais removidos – não tem sabor. É o sódio, cálcio, magnésio e cloretos que dão à água a sua graça. O sabor estranho da água da torneira é dado ao cloro, e pode ser removido se refrigerarmos a água durante uma noite.

Conheça mais mitos na página seguinte

Mito #3: Água com vitaminas, minerais ou proteínas é mais saudável do que água normal - Vitaminas, cor, ervas, proteína e todas as outras adições à água são, segundo Mario Nestle, professor de nutrição que estuda na Universidade de Nova Iorque, uma estratégia de marketing. Além disso, ainda explicou que os aditivos são geralmente uma porção escassa de vitaminas que realmente não necessitamos diariamente. Águas com adições geralmente contêm tanta coisa que acabam por ficar mais calóricas do que aquilo que poderiam ser.

Mito#4: Após um dia de exercício intenso, a água engarrafada é o melhor para hidratar - Há uma razão para haver voluntários a entregar Gatorade durante maratonas. Se o seu exercício dura mais de uma hora, vai precisar de substituir a água e eletrólitos, como o sódio e potásio, que perdeu. E é para isso que servem as bebidas energéticas.

Mito#5: Águas engarrafadas não fazem mal ao ambiente pois podem ser recicladas - Era bom... Mas não se trata só das garrafas. Os custos incluem manufatura, entrega, armazenamento e marketing. Além disso, grande parte das pessoas continua a não fazer o seu dever, e não reciclam, o que quer dizer que grande parte das garrafas consumidas não são sequer postas para reciclagem.

A maior diferença entre água engarrafada e água da torneira é, sem dúvida, o preço.

artigo do parceiro:

Comentários