O Estudo Evax 2010, intitulado "Que música ouvem as mulheres portuguesas de acordo com o seu estado de espírito?" revela que as portuguesas têm vindo a incorporar as novas tecnologias nos seus hábitos musicais, embora sejam as jovens entre os 15 e 25 anos quem o faz com maior.

Este estudo realizou-se durante o mês de Abril através da consultora de investigação de mercados Duran&Tortosa Asociados a uma amostra representativa de mulheres de Lisboa e Porto entre os 15 e os 50 anos.

A música aumenta a vontade de trabalhar. Assim o afirmam 75% das mulheres portuguesas que gostam de ouvir música enquanto trabalham. Porém, a percepção de desconcentração laboral provocada pela música aumenta à medida que aumenta a idade das inquiridas.

As mulheres entre os 15 e 25 anos são as que mais indicam um aumento da produtividade ao ouvirem música no trabalho (73%).

Uma em cada duas portuguesas aproveita as suas deslocações diárias para ouvir música e refere como momento preferido do dia para ouvir música as deslocações de metro, autocarro ou carro, em especial as mulheres entre 36 e 45 anos que são as que mais ouvem música nestas alturas do dia (58 %).

Porém é no carro que mais o fazem, especialmente as mulheres do Porto.
A rádio é o meio mais utilizado pelas mulheres para ouvir música, especialmente pelas mulheres do Porto. No entanto, as jovens de 15 a 25 anos afirmam preferir o uso de Mp3, uma utilização que diminui à medida que aumenta a idade das inquiridas que passam a preferir leitor de CD’s.

Nove em cada 10 mulheres relaciona a música com recordações ou vivências pessoais, embora as mulheres acima dos 45 anos sejam as que menos o fazem. 85% das mulheres reconhece que associa músicas a pessoas e, em concreto, uma em cada duas mulheres associa-as a amigos.

Para as portuguesas não só os amigos são os que mais fazem recordar determinadas músicas mas também são aqueles com quem mais partilham os seus gostos musicais.

O êxito de bilheteira Mamma Mia é o musical preferido pelas mulheres portuguesas (27%) seguido do musical Fama que conquistou 18% das mulheres portuguesas.

As bandas sonoras dos filmes de culto de Pulp Fiction, Pretty Woman e Moulin Rouge são as que mais marcaram a vida das mulheres portuguesas.

Os três grupos/cantores portugueses preferidos pelas mulheres são os Xutos e Pontapés (37%), o Rui Veloso (30%) e o David Fonseca (27%).

De realçar que as mulheres com mais de 45 anos apontam o cantor Rui Veloso como o seu preferido (53%). Os Xutos e Pontapés são a primeira escolha das mulheres de Lisboa, ao passo que David Fonseca faz mais furor no Porto.

21 de Julho de 2010

Veja ainda:

Chegou a hora de abrir os cordões à bolsa

Dita Von Teese fas strip no desfile de Gaultier

Paris fashion Week: Chanel

Acabe com os mitos das dietas

Uma pen que vai fazê-la brilhar