6 passos para um Natal sem stresse

Meia dúzia de regras que vão facilitar a sua vida para uma noite de Consoada perfeita (fotos)

As semanas que antecedem o Natal são uma verdadeira loucura. Por mais que prometa todos os anos que não vai deixar nada para a última da hora, a verdade é que acaba sempre por ter que deixar algo para o fim, o que a obriga sempre a ter de se enfiar em centros comerciais e supermercados a abarrotar de gente. A psicóloga clínica Maria Ventura deixa-lhe seis conselhos que vão simplificar a sua vida.

1. Compre com antecedência tudo o que se conserva bem e deixe para o último momento só os alimentos mais perecíveis.

2. Reserve tempo para si, para fazer aquilo de que gosta ou, simplesmente, para parar um pouco.

3. Durma o suficiente. É durante o sono que o organismo se reorganiza e regenera e a mente descansa.

4. Seja realista. Pondere se terá a ajuda ou o orçamento suficiente para concretizar tudo o que deseja e diga não aos outros (e a si mesma). Perceba que não pode comprar tudo nem tratar de tudo e muito menos aceitar todos os convites.

5. Organize-se. As listas de presentes, ingredientes e tarefas serão as suas aliadas. Permitem controlar melhor os gastos e evitarão que se endivide e/ou se esqueça de algo importante.

6. Pare e respire. Quando sentir que vai explodir, pare e respire fundo várias vezes. Pode fazê-lo, em qualquer lugar, mas o ideal é sentar-se comodamente e fazer respirações suaves e profundas, durante 10 minutos.

Além dos conselhos da psicóloga clínica Maria Ventura, deixamos-lhe ainda uma seleção de sugestões de presentes de Natal para o caso de estar sem ideias para uma ou outra das pessoas que integram a sua lista de ofertas para este ano numa galeria de imagens muito variada.

artigo do parceiro:

Comentários