15 frases inspiradoras de Barack Obama que ficam para a posteridade

O primeiro presidente negro dos EUA deixa saudades. Homem de discursos empolgantes, foi, até hoje, o que mais fez para proteger o meio ambiente e também um dos mais descontraídos.

*

«Barack Obama protegeu mais de 265 milhões de hectares de terra e água. Mais do que qualquer outro presidente na história», pode ler-se na legenda de uma paisagem invernosa publicada na página oficial de Facebook do primeiro cidadão negro a chegar à Casa Branca. Além das preocupações com o aquecimento global, com o acesso fácil a armas e com a saúde dos norte-americanos, ficam para a posteridade os discursos empolgantes, repletos de afirmações motivadoras.

1. As mudanças não ocorrerão se esperarmos pelos outros ou se as deixarmos para mais tarde. Nós somos aqueles de quem estávamos à espera. Nós somos a mudança que procuramos!

2. Pais que amam e apoiam, e quando me refiro a eles incluo aqui todos os tipos de pais, incluindo os que o são de criação, os avós e as famílias alargadas, os pais heterossexuais ou homossexuais, são a coisa mais importante. O que faz um homem não é a possibilidade de gerar um filho. É a coragem de criar um!

3. Quando todos somos iguais, todos nós somos mais livres. Esta é a ideia central por detrás do feminismo do século XXI.

4. Temos de nos livrar da ambição da pobreza, aquela que leva as pessoas a querer conduzir grandes carros, vestir belas roupas e viver em lindos apartamentos sem ter de trabalhar muito para o conseguir. Toda a gente deveria tentar rentabilizar o potencial que tem ao máximo.

5. Temos todos de exigir líderes corajosos o suficiente para fazer frente às mentiras que os lobistas nos contam.

6. Quando os trabalhadores levantam a voz para reclamar um salário justo e maior dignidade no local de trabalho, estão a fazer jus à história da América e à ideia de que, se trabalharmos à séria, poderemos prosperar, retirar-nos com dignidade e deixar um legado para a geração seguinte.

7. Nós temos a obrigação e a responsabilidade de investir nos nossos estudantes e nas nossas escolas. Temos de ter a certeza que as pessoas que têm as [boas] notas, o desejo e a vontade, mas não o dinheiro, podem, ainda assim, ter a melhor educação possível.

8. A mudança resulta do esforço de cidadãos empenhados que vão juntando as diferentes carruagens para fazer um comboio maior e que lutam por ele diariamente.

9. A melhor maneira de acabar com a falta de esperança é levantarmo-nos e começarmos a fazer alguma coisa.

10. Se perdermos a fé, se a considerarmos uma coisa parva ou naife, se nos divorciarmos das decisões que temos de tomar no que se refere à guerra e à paz, perderemos o melhor da humanidade. Perderemos o nosso sentido de possibilidade e o nosso compasso moral.

Veja na página seguinte: A mensagem de esperança que Barack Obama deixa aos jovens eleitores

Comentários