Sofia Gomes: «O chocolate é a minha vida»

Daniel’s Chocolate nasceu há dois anos pela mão de Sofia Gomes e do marido em Leiria e pouco depois montaram uma fábrica, The Choc Lab, para dar resposta a todas as necessidades.

Sofia Gomes tem 30 anos e adora chocolate. O marido confeciona os chocolates e ela experimenta tudo o que ele faz. O projeto de vida deste casal é o que se chama uma parceria doce. E ela não hesita em afirmar que o chocolate é a sua vida!

O que distingue esta marca de chocolate?

A nossa particularidade é que todos os nossos produtos são feitos artesanalmente. Confecionamos todos os chocolates na nossa fábrica, que fica mesmo em frente da nossa loja, no Centro de Leria, mais propriamente na Rua Machado dos Santos nº25. É lá que fazemos todos os chocolates que temos à venda e também para revenda em vários pontos do país.

E fazem bombons personalizados?

Qualquer pessoa pode pedir um produto específico que nós fazemos. Recentemente recebemos o pedido de um fabricante de uma compota para fazer bombons com compota e queijo.

Como por exemplo colocar o nome num chocolate?

Fazemos bombons redondos, quadrados ou retangulares com o logótipo das empresas, e também fazemos bombons personalizados para batizados e casamentos.

Têm algum produto que seja só vosso?

Temos o bombom de chícharo, uma leguminosa semelhante ao tremoço, que é um prato muito conhecido na Serra, e que acompanha sobretudo bacalhau cozido ou grelhado. E nós inovámos ao fazer um bombom com o chícharo. Para além disso, fazemos chupas personalizados, chocolates quentes variados, de menta, morango, avelã, negro, e placas, home chocolate, tabletes, etc.

Placas são tabletes de chocolate?

Não, mas também temos tabletes para acompanhar o vinho. Por exemplo, se o vinho tem um aroma a frutos vermelhos, fazemos uma tablete com o mesmo aroma para acompanhar esse dito vinho. As placas que eu falo existem em dois tamanhos, e aí podemos escrever dedicatórias o que a pessoa quiser!

Uma declaração de amor, por exemplo?

Adoro-te, Amo-te e Queres Fazer Amor Comigo?, são as mais pedidas!

Já vendem em vários pontos do país. O seu objetivo é chegar onde?

Já estamos a colocar os nossos produtos fora do país com cogumelos. Temos uma parceria com um produtor de cogumelos que nos dá os produtos e nós fazemos os bombons com os cogumelos. No ano passado já estivemos numa feira em Madrid a comercializar esses bombons.

Porque se lembraram do chocolate?

O meu marido sempre esteve ligado à hotelaria e como gostamos muito de chocolate e não existia nada do género em Leiria decidimos arriscar. Para além do chocolate também temos crepes, waffles e uma panóplia de cafés que vendemos na nossa loja Daniel’s Chocolate.

Quantas pessoas já empregam?

Neste momento já temos três pessoas. Toda a gente se queixa muito da crise e apesar de temos aberto o nosso negócio no pico da crise, não nos podemos queixar. Temos cada vez mais pessoas de vários pontos do país a encomendar os nossos produtos e sentimos que estamos a ser reconhecidos, o que é muito bom.

Quando criam um novo produto quem prova?

Sou eu. Como é o meu marido que confeciona, sempre que faz um novo bombom dá-me a provar porque sabe que eu sempre adorei chocolate. Digo-lhe se acho que está bem ou se devia ser mais ou menos cremoso. Sou a crítica dele em tudo.

Também fazem bolo de chocolate?

Bolo não, mas fazemos brisas que é um doce tradicional em Leiria, à base de gema de ovo e amêndoa, e nós juntamos o chocolate, sem alteramos a receita original.

Conhece todos os chocolates internacionais?

Conheço mas não copiamos nada. Ainda temos um longo caminho a percorrer porque muitos portugueses ainda não sabem apreciar um bom chocolate, ou seja, tanto faz um chocolate feito à mão ou do supermercado.

Os chocolates têm moda?

Tentamos acompanhar as tendências internacionais. Viajamos de propósito para ir conhecer chocolates e vamos a muitas feiras na Europa para estarmos a par do que se está a fazer no mundo.

Tem filhos?
Ainda não, mas estamos a pensar nisso.

O vosso projeto é o que se chama uma parceria doce...

É verdade. O chocolate é a nossa vida!

Comentários