Síndrome do impostor: descubra como colocar um ponto final

Relacionada com o trabalho exaustivo, esta síndrome pode causar frustração e acabar com o seu emprego. Descubra quais os 'sintomas' e aprenda a contorná-los.

Embora possa ainda não ter ouvido falar neste termo, o certo é que ele é muito conhecido no mundo do trabalho. Se este é o seu primeiro contacto com este termo, vamos explicar-lhe ao que ele se refere e como funciona. A síndrome do impostor caracteriza-se na ideia de que os outros vão descobrir a qualquer momento que não é bom naquilo que faz, claro que isto está inteiramente ligado à sua própria insegurança. Se desconfia que sofre desta síndrome, descubra alguns dos sinais que a caracterizam.

Pressão - Sente imensa pressão quando tem de fazer uma apresentação em Power Point ou simplesmente, quando precisa de modificar algumas coisas que o seu chefe lhe pediu. Isto faz com que não consiga fazer as suas tarefas tranquilamente e isso faz com que acabe por se sentir frustrado.

Danificar - O facto de sentir que não é suficientemente bom naquilo que faz, acaba por fazer com que danifique o seu trabalho e o leve a ouvir coisas negativas por parte dos seus chefes.

Acreditar - O facto de não acreditar em si e naquilo que é capaz de fazer, faz com que prejudique o seu trabalho e as suas ideias. Além disso, passa a acreditar que os outros acham o mesmo de si.

Trabalho - Embora ache que qualquer um pode fazer aquilo que faz, deve lembrar-se que as suas ideias e talentos são apenas seus. O facto de conseguir fazer bem naturalmente, não se adequa a todas as pessoas e por isso, pare de se comparar e rebaixar.

Perfecionista - As pessoas que sofrem deste sintoma, são geralmente pessoas obcecadas com o seu trabalho e por isso, não se importam de fazer horas extras sem ser necessário, nem perderem tempo a analisar novamente tudo uma e outra vez. Como é óbvio, este tipo de comportamento vai acabar por afetá-lo, assim como à sua produtividade no emprego.

Agora que já sabe como esta síndrome se manifesta, é necessário que elimine todos os pensamentos negativos da sua cabeça e se lembre que se o contrataram foi porque acham que é o melhor naquilo que faz e acima de tudo, que confiam no seu trabalho.

artigo do parceiro:

Comentários