Sete formas de fazer exercício físico sem gastar dinheiro

O Verão aproxima-se. Se a sua carteira está em apuros e precisa por-se em forma, conheça sete formas de se exercitar sem gastar dinheiro.

Com a chegada do bom tempo são muitas as pessoas que começam a aproveitar os raios de sol para sair de casa e começar a fazer exercício físico. Até porque a subida das temperaturas é geralmente um sinal de que se aproxima uma nova época balnear. Os acessos ciclo-pedonais começam a encher-se e os sapatos desportivos saem do armário. Tendo isso em conta, existem vários tipos de exercício que pode fazer na sua casa ou ao ar livre sem gastar muito dinheiro. Se não tem hipóteses de frequentar um ginásio conheça então sete soluções ‘low cost’ para fazer exercício físico.

1. Correr
Os adeptos do 'jogging' têm crescido nos últimos tempos. O número de pessoas que vai correr para libertar o stresse do dia-a-dia e combater a má forma física tem aumentado nos últimos tempos, tornando-se até num movimento social. A única coisa que precisa para começar a correr é vontade, tendo em conta que a maior parte dos parques e jardins públicos já estão preparados para receber os ávidos corredores do país. Saiba que por uma corrida de meia hora poderá perder cerca de 240 calorias.

2. Caminhada
Se correr não é para si pode sempre optar por fazer caminhadas. Sejam elas na sua cidade, num jardim ou até em locais com menos afluência. Tendo em conta não só os benefícios das caminhadas, esta é também uma maneira de aproveitar o dia e tomar mais atenção ao que o rodeia. Lembre-se que 30 minutos a andar equivalem a 150 calorias perdidas.

3. Andar de bicicleta
Se a sua velha bicicleta está fechada na arrecadação e a ganhar teias de aranha, saiba que se a limpar e a trazer para dar umas voltas na rua estará já a fazer exercício físico. Aliás, este tipo de exercício é mesmo recomendado para pessoas que sofrem de dores de costas, excesso de peso e de doenças cardiovasculares. Posto isto, saiba que se mantiver uma velocidade moderada durante meia hora conseguirá perder cerca de 240 calorias.

4. Andar de patins
Se em vez de utilizar os seus sapatos de corrida, prefere utilizar patins lembre-se que além de estar a queimar calorias, também está a divertir-se. Se estiver bom tempo e conseguir ter um espaço ciclo-pedonal na sua área de residência, os seus músculos irão ficar mais tonificados tendo em conta que este tipo de exercício exige além de equilíbrio, alguma força de pernas tal como a corrida.

5. Dançar
Se sentir o ritmo da música é uma aptidão da qual se orgulha, então dançar poderá ser para si. Para isso basta calçar os seus sapatos de desporto e fazê-lo durante pelo menos uma hora ao som das suas músicas favoritas. Sozinho ou com companhia, irá divertir-se, transpirar e queimar 90 calorias se mantiver o ritmo de dança durante 30 minutos.

6. Futebol
Se prefere companhia para fazer exercício físico então o melhor é juntar um grupo de amigos e aproveitar para jogar futebol. Com o Mundial de 2014 a aproximar-se, a vontade de jogar uma partidinha de futebol irá aumentar e por isso mesmo o melhor é começar já a entrar em contactos com os principais jogadores que interessa contratar para a sua equipa. Além disso, 30 minutos de jogo equivalem a 240 calorias perdidas.

7. Nadar
Apesar de as temperaturas ainda não estarem convidativas para ir nadar, esta é também uma atividade física que poderá fazer sem ter que gastar muito dinheiro. Além de ser das poucas atividades que conseguem ser de tal forma divertidas, que até se esquece que está a fazê-la é também uma forma de exercitar vários músculos do seu corpo sem dar conta. Tenha por isso em conta que meia hora dentro de água equivale a cerca de 300 calorias perdidas.

Fonte: Havard Health Education 

Leia também os seguintes artigos relacionados com o mesmo tema:

Seis dicas 'low cost' para renovar a sua casa
Seis dicas para ter uma alimentação 'low cost' saudável
Como fazer dinheiro com o seu guarda-roupa?
Saiba como tirar o melhor partido dos sites de descontos
Como funcionam os cabeleireiros low cost
Conheça os cursos online gratuitos 

Saldo positivo

artigo do parceiro:

Comentários