Sete dicas para regressar ao trabalho depois da maternidade

Regressar ao trabalho depois de vários meses de ausência pode ser difícil. Conheça sete conselhos para preparar o regresso ao ativo

Regressar ao trabalho depois de vários meses de ausência, em que esteve a tempo inteiro a cuidar de um bebé, não é fácil. Para além da questão psicológica há ainda o facto ter de mudar o registo mental da vida exclusivamente dedicada à família, para o modo trabalho.

Por ter estado tanto tempo afastada poderá sentir receio de que estes meses a tenham deixado profissionalmente desfasada em relação aos restantes colegas. Para evitar que este regresso seja um choque deverá planear tudo a par e passo. Aqui ficam algumas para lidar com o regresso ao mercado de trabalho depois da licença de maternidade. Leia também o texto 7 Dicas para controlar os níveis de stress no trabalho .

1.      Cuide da aparência

Depois de vários meses cuja função principal é tratar de um bebé poderá haver alguma tendência para deixar para segundo plano alguns cuidados com o visual. Tente contrariar esta tendência e cuide-se: um novo corte ao cabelo e umas peças de roupa novas poderão influenciar a sua autoestima e confiança. Leia também: Seis peças de roupa para ser um gestor de sucesso.

2.      Pratique a nova rotina

Antes da licença de parentalidade terminar é importante começar a praticar a rotina que irá ter quando regressar ao trabalho. Pequenos pormenores, como definir um horário para você e o bebé acordarem, podem ajudá-la a retomar a sua rotina. Procure manter-se ativa durante o dia, nomeadamente, nas alturas em que o bebé está a dormir e comece a fazer planos à noite para organizar o dia seguinte. Leia também o texto: Transforme a sua secretária no espaço de trabalho ideal.

3.      Prepare-se para o trabalho

Antes do dia em que vai regressar ao trabalho faça os “trabalho de casa”. Faça uma lista de questões para colocar, sobre o andamento dos trabalhos que tinha sob a sua alçada, o que foi feito enquanto esteve fora e as suas dúvidas.

4.      Marque uma reunião com o chefe

Antes de regressar ao emprego deverá começar paulatinamente a contactar com as pessoas do seu trabalho. É importante marcar uma reunião com o seu chefe, para que este a ponha ao corrente sobre o que está a acontecer no local de trabalho. Pode aproveitar a oportunidade para fazer as questões que preparou no ponto anterior, mostrando que está a voltar mais forte do que nunca.

É também nesta reunião que deverá expor as suas dúvidas e preocupações em relação à transição, como por exemplo, se pretende fazer o horário reduzido. Esta é também a altura para falar em alguns assuntos, como por exemplo, se pretende trabalhar num novo horário ou até, por exemplo, trabalhar em ‘part time’. Leia também o texto: Horário flexível: como pedir.

5.       Mantenha-se conectada

No seu regresso ao trabalho é fundamental não só planear o lado profissional, mas também “alimentar” as relações profissionais e cultivar as relações com os colegas e chefes. Como é que isto se faz? Ouça com atenção o que lhe estão a dizer e dê a sua opinião se a pedirem. Se a assertividade é fulcral no mercado de trabalho, a capacidade de ouvir também o é e será bastante apreciada. Leia também o texto: Sete dicas para se destacar no trabalho.

6.      Controle as emoções

Nem sempre é fácil, mas é importante que tente controlar as emoções neste regresso. Uma atitude positiva vai deixar os colegas mais bem impressionados e tornar o regresso mais fácil e equilibrado. Pode sentir alguma ansiedade no início, mas procure manter uma atitude positiva e pensar que mais cedo ou mais tarde tudo vai encarrilhar e vai habituar-se à nova rotina. Leia também o texto: Como tornar-se indispensável na sua empresa.

7.      Seja proactiva

De início pode ser complicado, mas com o tempo deve mostrar que a sua capacidade de trabalho está de volta. Mostre ao seu chefe que gosta do seu trabalho e dos projetos em que está envolvida. Ponha-o ao corrente do estado de todas as tarefas que tem a seu cargo e se precisa de ajuda em algum ponto, peça conselhos, aprovação e opinião. Leia também o texto: 10 ideias para tornar o dia de trabalho mais produtivo. 

Leia também:

Salário: qual a estratégia para conseguir um aumento 

Cinco dicas para lidar com um emprego que odeia

Como aumentar o rendimentos sem pedir um aumento?

Oito dicas para o primeiro dia no novo emprego

Sete dicas para quem quer trabalhar em casa

Como ser readmitido no seu antigo emprego?

 Saldo positivo

artigo do parceiro:

Comentários