Seis erros a evitar na gestão da sua carreira

Quer mudar o rumo da sua vida profissional? Saiba o que não fazer.

Se está desempregado ou quer mudar o rumo da sua vida profissional conheça alguns erros que deve evitar na gestão da sua carreira para conseguir um novo emprego ou uma promoção.

1. Permanecer ausente das redes sociais

Ignorar as redes sociais, principalmente o LinkedIn, pode ser um erro para a sua carreira. Ter uma presença ativa nesta rede social aproxima-o de futuros recrutadores. Além disso, desta forma estará mais atento a vagas de emprego que possam surgir dentro da sua área de especialidade. Aproveite a sua presença nas redes sociais para pôr em prática as suas técnicas de 'networking', restabelecendo contactos com colegas ou clientes. Leia o texto: "Emprego: Procure nas redes sociais".

 2. Alhear-se das tendências

Estar desatento atento à realidade que o rodeia e desconhecer as tendências mais procuradas no mundo do trabalho é um erro capital. Imagine que vai a uma entrevista de emprego e o recrutador o inquire sobre técnicas e funcionalidades que não domina. Provavelmente, não será escolhido para o lugar por se mostrar desatualizado. Leia o texto: "Saiba como as 'soft skills' podem ajudá-lo a encontrar emprego".

 3. Isolar-se do resto do escritório

Viver sem convívio com os colegas pode levar a um isolamento profissional que não é positivo. Lembre-se que saber trabalhar em equipa é uma mais-valia. E não se esqueça de que ao estar em contacto com os seus colegas está também a trabalhar e a desenvolver a sua rede de contactos, de informações, de influências e de oportunidades de aprendizagem. Leia o texto: "10 ideias para tornar o seu dia mais produtivo".

 4. Parar de pesquisar ofertas de emprego

Acomodar-se no seu trabalho e parar de pesquisar ofertas de trabalho na sua área é um dos erros que não deve cometer, segundo o jornal norte-americano US News. Esteja atento às novas oportunidades que possam surgir, com um salário competitivo, e mantenha o seu currículo atualizado.  Leia o texto: "Como descodificar um anúncio de emprego".

 5. Não reconhecer os seus erros

Não saber ouvir os conselhos dos seus colegas mas, principalmente, dos seus chefes é também uma das falhas a evitar. As pessoas que não reconhecem que cometem erros, fogem das suas responsabilidades ou discutem com quem as questiona dificilmente conseguirão progredir profissionalmente. Além de saber ouvir, é imperativo que reconheça os seus erros e mostre iniciativa para melhorar. Leia o texto: "Oito tarefas que as pessoas de sucesso fazem à segunda-feira".

6. Descuidar da sua imagem

Manter uma imagem profissional é importante pois contribui para o reforço da sua credibilidade, autoridade e respeito não só entre os seus colegas, mas também perante os seus chefes ou clientes. Observe a forma como os seus colegas se apresentam no local de trabalho. Deste modo, irá verificar se a sua imagem está dentro dos padrões presentes na empresa ou se necessita de algumas melhorias. Leia o texto: "Seis peças de roupa para ser um gestor de sucesso".

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