O novo milénio caracteriza-se, sem dúvida alguma, pelo seu próprio conjunto de eventos e estilos específicos, sendo uma época de grandes e constantes mudanças, onde a informação abunda e as tendências se tornam globais.

O habitante do novo milénio é bem informado, inteligente e decidido a fazer a escolha certa, as empresas por sua vez procuram profissionais alinhados a esse novo momento que possam responder a todas as mudanças.

Essa mudança, ao nível da consciencialização e da exigência profissional, representa um excitante desafio para o profissional dos novos tempos. Entretanto, traz incertezas e inseguranças, acabando por se encontrar muita gente qualificada desempregada. O mercado quer habilidades e competências, quer gente diferente, empreendedores.

É nesta linha de raciocínio que o Personal Branding é importante, pois diferencia o profissional. Se pensarmos em nós mesmos como uma marca, é possível fazer um trabalho de gestão e administração da nossa própria marca.

O valor está na diferença, é preciso construir uma história, a imagem pessoal é apenas uma parte importante do processo, pois se um individuo quiser de verdade vencer como um profissional e ser uma marca de valor, precisa pensar como uma empresa, pensar no produto "você".

A metodologia Personal Branding, é uma forma de clarificar e comunicar o que nos faz diferentes e especiais, de compreender os nossos atributos únicos e de comunicar claramente a nossa Promessa de Valor Única.

Marca Pessoal
Todos temos uma marca pessoal que devemos estudar para compreender qual a nossa promessa única de valor.

Uma marca pessoal são os valores, as competências e a nossa forma de ser, tal como os outros nos vêem. Por isso, esta influencia as nossas carreiras profissionais, as nossas relações e em definitivo as nossas vidas.

Se pensarmos em nós mesmos como uma marca, é possível fazer um trabalho de gestão e administração da nossa própria marca.

Marca
Uma marca é uma representação simbólica de uma série de informações sobre um produto, um serviço, um grupo de produtos ou serviços, e uma empresa. Comunica a "promessa" de um produto, o seu diferencial frente aos concorrentes que o faz especial e único. Valorize a sua imagem, invista na sua marca pessoal.

Actualmente, é imperativo que as pessoas saibam valorizar, dar visibilidade e difundir a sua marca, saberes e competências. Por isso, Frederico Costa e a revista Estética Viva consideram essencial que cada pessoa desenvolva a sua própria marca pessoal, através da aplicação e adequação de técnicas de marketing e apresentação.

Desta forma, o Personal Branding foi um dos temas em destaque nas Conferências Estética Viva de 2006. Se gostou deste tema e deseja saber como se pode diferenciar enquanto profissional, num mercado cada vez mais competitivo, poderá adquirir o DVD desta conferência na Loja Online do site Estética Viva.

Texto: Frederico Cruzeiro Costa, Personal Brand Strategist/Director Executivo do Projecto BrandingYou e Presidente da Direcção da SEA – Social Entrepreneurs Agency
Fotografia: ©claudiaveja - Fotolia.com