O primeiro recurso

O primeiro recurso de muitos empreendedores passa por recorrer a empréstimo de familiares. Pessoas que nos são próximas que podem mais facilmente acreditar nos nossos projetos e nas nossas ideias podem emprestar-nos dinheiro. É certo que corremos o risco de virmos a ter problemas familiares (quem nunca ouviu dizer “se queres perder um amigo empresta-lhe dinheiro”?).

Para acautelar este risco, deverá perceber se o seu projeto tem mesmo potencial e procurar informar-se junto de pessoas com credibilidade e experiência. Deverá também estipular regras por escrito, nomeadamente no que toca ao custo do financiamento (por norma não tem juros mas não faz mal nenhum ter) e ao prazo de reembolso.

Crédito pessoal

A segunda alternativa para o financiamento de pequenos projetos consiste em pedir um crédito pessoal. Existem diversos tipos de crédito e importa encontrar o crédito pessoal mais barato. No entanto, saiba que o crédito pessoal pode não ser a melhor alternativa para o seu investimento uma vez que tem um custo muito elevado, que se reflete numa prestação que pode pesar na rentabilidade do seu negócio. Nunca se esqueça que mesmo que não tenha sucesso no seu negócio irá ter de continuar a pagar ao banco…

Crédito com garantias reais

Falar de crédito com garantias reais é o mesmo que falar de crédito habitação. É certo que existem outros tipos de crédito com garantias reais mas, por norma, o que recorre a uma hipoteca de um imóvel acaba por ser o mais barato e aquele que coloca menos pressão no orçamento familiar, dado que permite prazos mais alargados.

A desvantagem do crédito habitação consiste no valor mínimo de empréstimo. Enquanto no crédito pessoal pode pedir valores a partir de €1.000 no caso do crédito habitação poderá ter de solicitar valores acima de €50.000. Outra desvantagem consiste no facto de ter de dispor de um imóvel sem qualquer ónus ou hipoteca, o que nos tempos que correm é algo que não abunda…

O que fazer?

O primeiro passo consiste em avaliar o seu negócio. Fazer planos de negócio, projeções, simulações… e depois, se estiver confortável com o potencial do seu projeto força. Vá em frente e comece a desbravar caminho. O caminho do empreendedorismo é sinuoso mas muito gratificante. Mais gratificante será se tiver um bom projeto e uma boa estrutura de financiamento. Ah. E não se esqueça de ter cautela com os créditos pessoais rápidos pois podem acabar por “matar o seu negócio”.