Oito dicas para poupar em casa

Conheça alguns conselhos originais para começar a poupar dinheiro em casa.

Começar por poupar em casa é geralmente o primeiro conselho que as famílias põem em prática para conseguirem equilibrar os seus orçamentos familiares. Através da renegociação de contratos, instalação de lâmpadas economizadoras ou redutores de caudal pode conseguir poupar vários euros ao longo do mês nas diversas áreas da casa. No entanto, existem outras técnicas – algumas um pouco mais originais - que pode utilizar para conseguir poupar ainda mais dinheiro. Fique a conhecê-las.

1. Faça uma boa gestão da sua cozinha
Acomodar corretamente os alimentos no frigorífico (em caixas ou em sacos próprios) é uma das técnicas que pode utilizar para evitar desperdícios de comida, já que os alimentos deterioram-se com menos facilidade. Privilegiar os legumes e fruta da época e preferir refeições caseiras em vez das pré-congeladas é também uma forma de conseguir gastar menos com a alimentação. Para saber como poderá poupar mais dinheiro na cozinha veja este vídeo.

2. Adote um estilo de vida minimalista
A filosofia do minimalismo segue o conhecido ditado “menos é mais”. Seguir este estilo de vida implica abdicar de objetos pouco essenciais e a ganhar mais tempo para fazer outras coisas relacionadas com a sua vida. Quem adota este estilo de vida acaba sempre por estar a reavaliar constantemente as despesas e apenas gasta dinheiro no que é extremamente necessário. Fique a conhecer melhor este movimento que poderá ajudá-lo a ter uma atitude mais frugal lendo o artigo “Minimalismo: Como funciona o movimento que o ajuda a poupar?” .

3. Diminua parte do orçamento que dedica ao seu animal de estimação
O impacto da crise acabou por afetar também a vida dos animais de estimação: muitos acabaram abandonados devido às dificuldades económicas das famílias. Escolher acessórios 'low cost' ou optar por consultas nas universidades de medicina veterinária ou na União Zoófila são opções que deve ter em conta se quer poupar alguns euros no orçamento que dedica ao seu animal, sem comprometer a sua saúde e o bem-estar. Leia o artigo “Seis dicas para poupar no orçamento do seu animal” para conhecer outras dicas.

4. Reduza a fatura da oficina prolongando a vida do seu carro
Se costuma guardar o seu automóvel na garagem saiba que esta é considerada uma forma de poupar a vida do seu carro, pois está a prevenir o desgaste exterior do carro. Conduzir com cuidado no dia-a-dia é uma outra dica que pode ter em conta para estender a vida do seu carro e poupar alguns euros com a manutenção do veículo. Conheça mais dicas através do artigo “Oito conselhos para prolongar a vida do seu carro”.

5. Renovar a casa com o orçamento limitado
Reutilizar e reciclar são as palavras de ordem se está a pensar em renovar a sua casa e o seu orçamento familiar está limitado. Pesquisar alternativas e reavaliar a despesa que irá ter é uma boa forma de não fugir ao orçamento previsto. Resolver primeiro os problemas habituais da sua casa ou modificar a posição dos móveis são algumas hipóteses que tem para renovar a sua casa, sem gastar muito dinheiro. Para conhecer outras alternativas, leia o artigo “Seis dicas 'low cost' para renovar a sua casa”.

6. Diminua as despesas aderindo às lojas de trocas
O contexto económico difícil levou muitos portugueses a aguçarem o engenho e a procurarem formas alternativas de reduzirem os seus desperdícios e a maximizarem os seus rendimentos. Muitos passaram a recorrer às trocas de produtos que já não utilizam, por outros produtos mais úteis e necessários. Além de produtos, também pode trocar o seu tempo: se precisar de alguém que limpe a sua casa, pode trocar o tempo da limpeza por passar roupa a ferro da pessoa que lhe deu o seu tempo, por exemplo. Saiba como reduzir as despesas aderindo às lojas de trocas.

7. Poupar nas telecomunicações
Diminuir a fatura do telemóvel nos dias de hoje é mais fácil do que parece. Além de poder substituir as chamadas telefónicas por ligações por skype, ou outros programas informáticos semelhantes, pode também incorporar os vários telemóveis de que dispõe na sua família num pacote que englobe vários serviços (telefone fixo, telemóvel, internet e televisão). Faça as simulações no site da Anacom e veja quantos euros pode poupar no seu bolso. Saiba como diminuir a fatura do telemóvel, através deste vídeo.

8. Reduzir a fatura nos cuidados de saúde
Tendo em conta a gravidade de alguns problemas de saúde nem sempre é possível poupar. Mas se é uma pessoa saudável existem medidas que pode utilizar como forma de prevenção. Fazer exercício físico e 'check-ups' regulares podem ser uma maneira de evitar grandes despesas no futuro. Para ficar a conhecer outras dicas para poupar nos cuidados de saúde, leia este artigo.

Leia também os seguintes artigos também relacionados com o mesmo tema: Nove cabazes de frutas e legumes por menos de 16 euros Cinco más estratégias de poupança que podem afetar as suas finanças

10 Sites para gerir melhor as suas despesas Conheça o novo apoio para desempregados sem subsídio 

Saldo positivo

artigo do parceiro:

Comentários