O que é que as mulheres afinal querem?

Agora que a autonomia financeira da mulher atingiu patamares nunca antes vistos, chegou a hora de as marcas pensarem exclusivamente nelas. Muitas já o fazem!

Os serviços exclusivos para mulheres estão aí e não param de aumentar. «O marketing sempre teve de segmentar o mercado para poder criar estratégias e direcionar o produto a um grupo específico. Mas, para mim, não faz sentido existir um marketing só para mulheres, até porque um produto ou marca que seja lançado só para o sexo feminino pode vir a sentir mais tarde a necessidade de alargar as suas vendas a outros segmentos», referiu à Saber Viver, num passado recente, Isabel Romão, docente no IPAM, escola de ensino superior especializada em gestão de marketing, com escolas em Lisboa, Aveiro e Porto.

Na mesma altura, Margarida Calado, da Webuild Creativity, conta que, por tradição, o marketing sempre foi mais direcionado para o homem. Contudo, esta tendência tem vindo a inverter-se desde que a mulher passou a participar ativamente na compra. «Cada vez mais as marcas procuram adaptar a comunicação ao target. Não é por isso de estranhar que os bancos, por exemplo, invistam em produtos exclusivos para o universo feminino, que algumas marcas da indústria automóvel lancem modelos de carros para mulher ou que os serviços de marketing comecem a apostar cada vez mais neste público», acrescenta.

A OK! Seguros lançou a OK! Mulher em 2006 para responder às necessidades das mulheres com carta de condução que assumem, cada vez mais, uma vida pessoal e profissional extremamente ativa, como afirmou, em 2012, Sérgio Carvalho, diretor de marketing. «Desde o lançamento do OK! Mulher, e até hoje, mantemos uma adesão na ordem dos 15% a 20% da carteira em apólices novas para condutoras. As mulheres estão cada vez mais conscientes do seu valor na sociedade e conquistaram o seu espaço e a sua autonomia no seio familiar, fazendo já parte integrante das tomadas de decisão a todos os níveis», disse.

Andreia Augusto, enquanto diretora comercial da Vibo Viagens Expo Sul, agência de viagens para mulheres, sublinha que o facto de terem um alvo de mercado direcionado para ao sexo feminino está diretamente ligado ao seu poder de decisão, capacidade de compra e à percentagem de mulheres que viajam em grupo ou sozinhas. «Encontrámos três nichos. As viagens de despedida de solteira, de amigas com carácter regular, que acontecem duas vezes por ano e as de mulheres que optam por viajar sozinhas», explicou em entrevista.

Produtos de inspiração feminina

Algumas marcas criam produtos ou comercializam-nos inspirando-se na mulher contemporânea, que percepcionam como ativa, independente e fã da tecnologia. Aqui ficam alguns exemplos:

- Alfa Romeu Giulietta

No anúncio publicitário a este automóvel, Uma Thurman dá vida a Giullietta, o modelo que a Alfa Romeu lançou para «não ser igual a todos os outros». Fluidez, elegância e fiabilidade foram as palavras de ordem mais ligadas á comunicação.

- HTC Rhyme

A HTC lançou um smartphone que tem como alvo principal as mulheres. Veste-se de cor de rosa escuro e tem um talismã cor de rosa no canto inferior, com uma luz que acende quando existem chamadas não atendidas ou SMS por ler.

- Pen USB com cristais Swarovski

Até uma simples pen para armazenamento de dados pode transbordar glamour. A secção Active Crystals da marca Swarovski tem vários exemplares a seu gosto.

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