Coaching é uma profissão relativamente recente no mercado de trabalho, no entanto começou a ganhar os primeiros contornos nas universidades norte-americanas. Na altura eram selecionados tutores para ajudar os alunos a alcançar os resultados desejados nas épocas de exames, prática que ainda hoje é bastante comum.

Os coachs são procurados para ajudar indivíduos, ou até mesmo empresas, a atingir determinados objetivos e a solucionar certos problemas. Através de sessões, completamente confidenciais, o coach age como uma espécie de orientador pessoal. Para alcançar os resultados pretendidos, quer seja melhorar as suas capacidades ou reorganizar a sua vida, o coach guia e motiva o seu cliente, ajudando-o a conhecer-se a si mesmo, a evoluir e a ultrapassar as suas barreiras e fragilidades.

O processo de coaching passa por quatro fases. Inicialmente o coach tem de conhecer o seu cliente para depois o ajudar a visualizar e fixar metas. Em conjunto, traçam um plano para que o coach consiga alcançar o que deseja. Durante este “caminho”, o coach vai apoiando-o e dando-lhe as ferramentas necessárias para superar os obstáculos que possam surgir

Atualmente existem vários tipos de coaching como, por exemplo, pessoal, financeiro (lidar com situações relacionados com gestão de dinheiro), “couple coach” (para problemas conjugais) e “business coach” (intervenção a nível dos negócios).

A sua percentagem de sucesso tem tornado esta atividade bastante popular, sendo cada vez mais procurado, não só por clientes mas também por profissionais, que querem aventurar-se numa nova área.

Se estiver a ponderar enveredar por este ramo saiba que existem alguns conhecimentos que vai mesmo precisar, nomeadamente, na área da comunicação, psicologia, negócios e até mesmo filosofia.