Escrito em plena crise económica e social, foi lançado em Portugal, em 2013, «O livro vermelho das mulheres empreendedoras», uma obra dá respostas às mulheres que encontram no autoemprego a sua opção de vida ou a solução para os seus problemas de subsistência. Intuitiva e atual, esta obra, da autoria de Guernica Facundo Vericat e editada pela Bookout, é imprescindível para as mulheres que desejam iniciar um projeto empresarial.

Ao longo das suas 208 páginas é apresentada a situação geral do sexo femino no mundo dos negócios, as condicionantes e as oportunidades, os seus pontos fortes e fracos, os obstáculos e as boas surpresas que encontrarão ao longo do percurso, assim como os valores, as formas de atuar e os resultados que nos tornarão vencedoras.

Trata-se de um excelente auxiliar de cabeceira que ajudará a mulher empreendedora a conhecer o seu perfil, a pensar o seu modelo de negócio e a avaliar como o seu ambiente vai influenciar a sua esfera pessoal e profissional, indo muito além do que não se ensina nas escolas de gestão acerca de negócios e empresas.

Ao nível da organização, este livro subdivide-se em três grandes áreas:

1. Nós, empreendedoras

As circunstâncias pessoais e profissionais com que partimos, a nossa motivação inicial e o nosso potencial empreendedor

2. O modelo de negócio

A forma como vamos produzir e levar os nossos produtos e serviços ao mercado e o grau de isolamento ou parceria que escolhemos

3. O ambiente

Em que medida o nosso ambiente familiar, profissional, setorial, social e económico vai influenciar a nossa esfera pessoal e empresarial.

As estratégias a adotar urgentemente

Estas são algumas das dicas que a vão ajudar a transformar-se numa empreendedora de sucesso:

- Seja positiva

Acredite em si, nas suas capacidades e no seu projeto. Tenha garra e não desista. Se duvidar do que tem em mãos, além de ter maiores dificuldades em implementá-lo, terá também dificuldade em motivar e incentivar os outros.

- Dê significado

Crie um produto ou serviço que ajude as empresas, o mundo e as pessoas, de um modo em geral. Dar significado a algo é o mais poderoso fator de motivação que se pode ter.

- Crie um mantra

Concentre-se no que é importante e faça disso um mantra. Este mantra irá ser usado por toda a equipa, assim todos seguirão o rumo certo. Desta fora, conseguirá mais facilmente envolver os outros e motivá-los para o projeto.

- Entre em ação

Saia do papel, crie e vá para o lado dos seus clientes. Apresente, ouça e adeqúe. Por muito linear que lhe pareça o plano que elaborou, por vezes, no terreno, é necessário ir limando arestas e corrigindo situações inesperadas e imprevistas.

- Defina o seu modelo de negócio

Tem que encontrar a melhor forma de obter dinheiro. A melhor das ideias, o melhor dos produtos e/ou serviços, terão uma vida curta se não tiverem por base um modelo de negócio sustentável.

- Trace objetivos, tarefas e pressupostos

Para evitar a dispersão, é fundamental definir e escrever os objetivos, pressupostos e tarefas.