Tornou-se conhecida na moda, mas foi através da música com as Delirium, que conquistou a simpatia dos portugueses. Mónica Sofia, mulher do modelo e empresário Rubim, está visivelmente feliz no seu papel de mãe de Kenzo, de dois anos e meio, e de Mia, de quatro anos. Depois de vários desafios na moda, na restauração e na informática, a empresária vira-se agora para a beleza e representa em Portugal MicaBeauty Cosmetics, uma marca americana de maquilhagem natural e está a adorar o desafio.

Que marca é esta que acaba de chegar a Portugal pela sua mão?

 A MicaBeauty Cosmetics é uma marca de maquilhagem natural e mineral, que nasceu nos Estados Unidos e eu decidi trazê-la para Portugal porque não tem químicos, é muito saudável e até as crianças podem usar...

É indicada para peles sensíveis?

Todas as pessoas podem usar, até as imunologicamente mais frágeis! Por outro lado, tem uma paleta de cores tão diversificada que dá para todo o tipo de trabalhos de maquilhagem.

Pode dizer-se que é versátil?

Essa é uma das principais caraterísticas desta marca. Com um único pigmento de uma sombra, por exemplo, consigo criar um gloss, um verniz, uma máscara ou um eye liner colorido. Basta misturar os pigmentos com os primários neutros, o que me permite construir as cores que eu quiser.

Com uma sombra podem fazer-se essas utilizações todas?

Exatamente. Com uma sombra que foi concebida para colocar nos olhos, faço muitos usos com ela, e, ao dar-lhe mais utilidade, torno-a muito mais económica. Para além de ser uma marca muito gira e muito jovem e de se adaptar à nossa filosofia de vida, uma vez que eu e o Rubim sempre fomos adeptos da vida saudável.

Daí terem escolhido o ginásio Tonik para instalar a vossa primeira loja?

O Tonik é o nosso ginásio desde o início. Por isso quisemos aliar a saúde do corpo à saúde da pele. Afinal, a maioria de nós vai para o ginásio treinar mas esquece-se de tratar a pele do rosto e se nós pensarmos que 365 dias do ano a mulher usa maquilhagem com químicos, está a ficar 365 dias mais velha...

Esta marca tem só maquilhagem?      

Tem uma gama completa de cremes para hidratar, limpar, tonificar, serum de rejuvenescimento, tudo. Algumas das nossas clientes têm borbulhas e alergias provocadas pela maquilhagem com químicos que usam no seu dia a dia, enquanto esta marca é hipoalergénica e isenta de qualquer produto químico que possa ferir a pele mais sensível.

Está tão envolvida que até já consegue ajudar as suas clientes a maquilhar-se?

Sempre me maquilhei muito. Primeiro na moda e depois para os espetáculos das Delirium, e foi assim que fui ganhando o gosto e a técnica, já que ao longo da vida fui maquilhada por muitos profissionais, e, aos poucos, fui aprendendo. Agora estou completamente envolvida e gosto muito porque é uma área muito feminina e todas as mulheres gostam de se maquilhar.

Mas nem todas sabem...

Por isso é que surgiram os workshops de maquilhagem porque as clientes pediam-me que as ensinasse. Já tinha essa experiência da nossa escola de manequins, era eu que ensinava a maquilhagem aos miúdos, e agora comecei a ensinar os graúdos.

Tem tido muitas solicitações?

Muitas mesmo, e, agora, vamos iniciar cursos profissionais já em Novembro. Aquando da nossa presença na In Beauty, no Meo Arena, no início de Outubro, inúmeras pessoas vinham pedir-nos cursos profissionais de maquilhagem e como eu também conheço bons maquilhadores, estou a preparar cursos com os melhores profissionais para quem quer seguir a área da maquilhagem.

Como é que os interessados sabem mais sobre este curso?

Se forem ao Facebook da MicaBeauty Portugal vão saber o que vamos fazendo, os espaços onde vamos estar, os workshops que damos e os sítios onde a marca vai estar presente, e também tenho um blogue, monicasofia.pt, onde para além de outro tipo de dicas, dou conselhos de beleza às pessoas.

Por enquanto só tem esta loja no ginásio Tonik?

Sim. Que funciona também como showroom. É aqui que tenho as reuniões com os meus clientes e apresento os produtos. À noite, quando o ginásio está mais cheio, funciona como loja aberta ao público.

Os seus clientes são os donos das perfumarias?

Sim. O meu objetivo é que esta marca esteja presente em todos os espaços comerciais, perfumarias, SPA e lojas. E também temos loja online: micabeauty.pt.

Os nossos produtos não são caros: uma sombra custa 12€ e uma base 38€, é  um preço normal. Neste momento já estamos em quatro lojas, o que é muito bom.

A Mia tem quatro anos. Já gosta de se maquilhar como todas as meninas nesta idade?

Gosta. Quando me apanha distraída, vai às minhas sombras e aparece-me toda pintada, parece uma índia. Ela adora e eu não me importo porque esta maquilhagem não lhe faz mal. Dá tantas asas à imaginação que, às vezes, até o Kenzo aparece pintado... O irmão é o boneco dela e não se importa nada de ser cobaia das brincadeiras da irmã.

A maternidade está a ser a melhor experiência de todas?

Está. E o facto de eu ter escolhido tê-los tão perto um do outro, foi para isso mesmo: para serem compinchas e terem as mesmas brincadeiras. E está a correr muito bem porque eles são mesmo amigos, brincam muito e nota-se que gostam mesmo muito um do outro, e isso para mim é fantástico.

E quando não estão juntos?

Sentem a falta um do outro. O Kenzo a toda a hora está à procura da Mia e ela está sempre a ver o que o irmão está a fazer e, às vezes, chama-me a atenção para alguma coisa que possa pôr o Kenzo em risco. Sente que tem de cuidar e protegê-lo.

A vantagem de terem a loja no ginásio também é poderem treinar e trazer as crianças à natação enquanto trabalham...

É verdade. Agora também vou inscrever a Mia no balê e no hip-hop. É bom poder estar na loja e assim aproveito para ter as crianças entretidas e eu própria já não tenho desculpa para não ir ao ginásio!

Também tem um programa na televisão com a sua marca?

Faço o programa “Mais Bela” com o Eduardo Beauté no Correio da Manhã TV. Sou responsável pela mudança de imagem e aí ponho à prova os meus dotes de maquilhadora. E tem corrido muito bem, está a ser uma bela experiência!