Guia para poupar nas compras de Natal

6 conselhos fundamentais para uma poupança (verdadeiramente) efetiva

O Natal é, por natureza, uma época de paz, amor, fraternidade e partilha. Uma quadra de reunião da família e dos amigos que se tornou, em simultâneo, um período de forte apelo ao consumo. A Saber Viver, em parceria com o Ei, portal de educação financeira do Montepio, dá-lhe dicas para saborear em pleno a quadra natalícia, gerir o dinheiro e conseguir poupar verdadeiramente.

Como lidar com o consumo na época natalícia? A questão impõe-se nesta altura. Proteja-se, não desespere e aproveite para tentar poupar. A multiplicação de convites para jantares, reencontros e trocas de presentes poderá ser encarada como uma tentação para o seu orçamento, especialmente na atual conjuntura de contenção orçamental. A organização será a sua maior aliada.

4. Aproveitar campanhas e promoções

A crise antecipou a época de promoções. Atualmente, é mais fácil encontrar campanhas aliciantes antes de 25 de dezembro. Também poderá adiar a troca de presentes e tirar partido da época de saldos.

5. Comparar sempre

Também nesta época do ano será importante comparar preços. Confira os valores nas plataformas online e poupe nas deslocações.

6. Utilizar o cartão de crédito com cautela

Uma conjuntura apelativa ao consumo exige responsabilidade na utilização do cartão de crédito. Não é aconselhável fazer compras de valor superior ao que pode pagar em 50 dias, limite a partir do qual são aplicados juros.

artigo do parceiro:

Comentários