Vida de empreendedor não é tarefa fácil. Muito trabalho e pouco tempo disponível é o grande problema para muitos. E porque tempo pode significar dinheiro é imperativo otimizar a produtividade ao máximo. Se é o seu caso, saiba que há já várias ferramentas ao seu dispor que o podem ajudar e – o melhor – são gratuitas.

Ferramentas para todos os gostos

Todos os empreendedores – sejam eles “novatos” ou mais experientes – necessitam de um apoio extra para dirigir o seu próprio negócio. E nos dias que correm não é difícil encontrar ferramentas de auxílio e que podem ser aplicadas nos mais variados departamentos ou áreas do negócio. Conheça algumas.

1. MailChimp

Trata-se de uma plataforma de email marketing gratuita que possibilita a criação de campanhas e newsletters de forma fácil e muito intuitiva. Além dos designs pré-definidos pode ainda criar e personalizar os seus próprios modelos. E mais. Aqui vai poder também monitorizar os resultados das suas campanhas.

2. HootSuite

Qualquer empreendedor entende a importância e potencial das redes sociais no mercado atual e, por isso, será normal que estejam presentes pelo menos nas principais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+). O HootSuite permite-lhe agregar numa só ferramenta os resultados e atualizações de todas as suas páginas.

3. Tweetdeck

Semelhante ao HootSuite mas específico para o Twitter. Esta plataforma permite-lhe aceder e gerir não só às últimas atualizações do perfil do seu negócio, mas também as keywords mais utilizadas, hashtags ou listas personalizadas, etc.

4. GetSatisfaction

A plataforma fomenta a interação com os utilizadores (clientes) do serviço ou produto e permite a recolha de feedback e providenciar apoio técnico.

5. SurveyMonkey

A partir do SurveyMonkey pode criar e enviar questionários de satisfação e pesquisa de mercado, que permitem identificar novas necessidades dentro do público-alvo do negócio.

Quer criar um site de forma simples e gratuita? Então aqui tem. O WordPress – apesar de ser habitualmente utilizado para criar e gerir blogs – tem potencialidades além da blogosfera. Atualmente dispõe já de vários templates de cariz mais profissional, que podem ser aplicados e personalizados a cada negócio. Além disso, permite uma fácil e quase intuitiva gestão de conteúdos. Ótimo para quem não tem tempo a perder.

6. Wix

O Wix é nada mais, nada menos que uma plataforma de criação de sites. Aqui vai poder encontrar imensos designs ao seu dispor (que podem ser ou não gratuitos, ainda que os modelos pagos tenham preços muito acessíveis).

7. Google Drive

Conhecido do grande público, o Google Drive permite armazenar, partilhar e editar documentos, apresentações ou folhas de cálculo, pelos vários elementos da equipa.

8. Elance

Qualquer empreendedor necessita de colaboradores, mas nem sempre tem meios para os recrutar a tempo inteiro. É aqui que o Elance pode fazer a diferença, já que se trata de uma plataforma de trabalho em regime freelance onde qualquer empresa pode publicitar uma oferta e, em poucos segundos, aceder a uma enorme base de dados de profissionais qualificados.

9. KickoffLabs

Seja um aspirante a empreendedor ou um empreendedor prestes a lançar uma ideia no mercado, talvez esteja interessado em espreitar o KickoffLabs, a plataforma que permite testar ideias para perceber se tem ou não público interessado.

O negócio na palma da sua mão

Para ser empreendedor não basta ter uma ideia, há que estar preparado para o trabalho que aí vem. Mas claro, tudo pode ser mais fácil e barato se souber quais as ferramentas a utilizar. E agora já conhece algumas.

http://www.e-konomista.pt/