Qual é o trabalho dos seus sonhos? Quando pensa no futuro, em que cargo se vê? Quais são as suas ambições salariais? Estas são algumas das perguntas que devem guiar o seu percurso profissional. As respostas serão ferramentas poderosas para construir um plano de carreira, que ajudará a traçar  um caminho mais pleno e satisfatório. Esse tipo de planeamento era comum em grandes empresas, que também o usavam para atrair talentos. Sem esta perspectiva por parte do empregador, migrou para o funcionário a responsabilidade de criar a própria rota e atualizá-la. Não é tão difícil quanto parece e ainda pode ser bastante eficiente para o levar ao objetivo final. Para definir o seu plano de carreira deve seguir alguns tópicos:

1. Desenvolva a sua autoavaliação

Depois de definir um objetivo, o próximo passo para construir um bom plano de carreira é aprofundar a temática fazendo a sua autoavaliação. Numa folha de papel faça uma lista das suas habilidades e capacidades. Ao lado, escreva os seus pontos fracos, aqueles que ainda estão longe de ser satisfatórios para o cargo que procura. Avalie também conhecimentos subjetivos, tais como a sua habilidade de se comunicar e alguns aspetos da sua personalidade.

2. Invista em si mesmo

Depois de perceber quais os seus pontos fracos deve procurar melhorá-los, seja através de cursos, ou através de leituras ou pesquisas.

3. Aprenda a comunicar

Os especialistas de recursos humanos apontam este como um dos pontos fracos mais comuns nos dias de hoje, por isso procure melhorar a sua forma de comunicação, pois será a melhor forma de transmitir aos outros as suas competências.

4. Reveja o seu plano com regularidade

É natural que interesses e desejos mudem com o decorrer do tempo. Para manter o seu projeto atualizado e não perder o foco é recomendável que o reveja pelo menos uma vez ao ano. É importante também estar a par da conjuntura do mercado: o seu plano precisa levar em consideração fatores externos, como crises ou reformulações dentro da empresa ou do mercado em que pretende atuar. Dessa maneira, você estará preparada para oportunidades inesperadas.

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5. Siga o exemplo

Ao longo da sua trajetória, é essencial contar com alguém de nível sénior, que já tenha passado pela sua cadeira e lhe possa dar conselhos específicos sobre como agir. No momento de fazer ou atualizar o seu plano de carreira, essa pessoa é ainda mais importante, pois conhece o contexto das suas opções e poderá dar-lhe bons conselhos. Se a sua carreira estiver mais consolidada e você tiver recursos, contrate um coach. Esse profissional vai apresentar-lhe técnicas e metodologias para transformar o seu projeto em realidade.

6. Encontre o líder em si

Você pode ser um líder muito antes de assumir a coordenação de uma equipa: em casa, ou no trabalho, observando os seus superiores. Quando se convive com chefes maus, podemos destacar os padrões que não queremos repetir e espelhar o nosso caminho apenas naqueles que admiramos. Esta etapa também pode ser potencializada ao reparar em presidentes de outras empresas, acompanhar uma figura pública que estima ou ler biografias e livros de negócios. Cursos de liderança ensinam a comunicar-se com a equipe, o que dizer e como. Também ajudam a encontrar a postura ideal para épocas de crise. Ainda assim, não espere sentir-se totalmente pronto ou ter todas as respostas.

7. Planeie o seu salário

Previsões salariais também devem estar atreladas ao plano de carreira e precisam ser calculadas de acordo com a sua idade e o momento de vida. Estime o valor necessário para alcançar as suas metas e perceba quel cargo precisaria ocupar para isso. O próximo passo é ver se a realidade almejada é possível na empresa onde está. Se a recompensa esperada demorar, avalie o contexto. Leve em consideração a situação do mercado, o tamanho da empresa e a cultura interna.

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