Se por um lado existem empresas que deixam de dar oportunidade a alguém sem experiência, que até se pode revelar muito talentoso e profissional, por receio ou por não haver tempo para formar ou por outro motivo qualquer, por outro lado também há aquelas que não notam grande interesse e até falta de apatia perante currículos de pessoas que não souberam otimizar o tempo que têm na procura de experiências e conhecimentos novos. Caso seja estudante e não apresente nada de substancial além do curso, a impressão é ainda mais negativa, uma vez que teve muito mais tempo livre, flexibilidade de horários, etc... para participar em formações ou outro género de atividades e optou por não o fazer. Leia algumas dicas:

Currículo
É conveniente que, para além de bem redigido, inclua informação relevante: experiências extra curricular (trabalhos de verão, etc...), formação/ cursos, participação em seminários/ congressos, contemplar atividades de liderança (delegado de turma, por exemplo), algum prémio de reconhecimento alcançado, entre outros. Se a sua área for direcionada para algo mais administrativo, que tal elaborar um plano de negócios, um estudo económico, uma coleção de moda, enfim... é uma excelente forma de complementar e demonstrar os seus conhecimentos.
Caso o seu caso seja a a apresentação de um portfólio e não tenha material suficiente, nada como colocar mãos à obra e criar algo fictício. É só imaginar que foi contratado para determinado projeto, desenvolver o mesmo e quando apresentar o seu portfólio numa empresa referir que prefere manter-se atualizado e aprimorar a sua técnica. O importante é que vejam as suas capacidades e que nunca dê a desculpa que não tem material necessário para apresentar.

Blogs
É certo que o mercado está inundado com muitos e sobre diversas áreas, mas que tal escrever sobre aquilo que gosta ou, preferencialmente, sobre a área pela qual quer enveredar. Pode, inclusivamente, colocar e divulgar os seus projetos.

Cursos/ formação
Não escolha só aqueles ligados à sua área. Enriqueça e treine as suas competências comunicacionais na área comportamental, como liderança, por exemplo, aposte nas línguas, em workshops de técnicas artísticas ou outros.

Oportunidade
Não deixe escapar nenhuma nem tenha problemas de 'começar por baixo'. É sempre uma maneira de iniciar, aprender e ir subindo dentro de uma empresa. De qualquer das formas, nada o impede de ir enviando currículos.