Conheça alguns sites que ajudam a poupar

Veja como a internet pode ajudá-lo a controlar as despesas.

Nunca o verbo “poupar” foi tão conjugado como nos últimos três anos. As medidas de austeridade e o aumento do desemprego obrigaram os portugueses a cortarem nas suas despesas e a encontrarem soluções para conseguirem fazer esticar os seus rendimentos até ao final do mês. Os números do INE, relativos à taxa de poupança das famílias, comprovam esta mesma tendência: por cada 100 euros ganhos, as famílias poupam 13,5 euros. Antes do início da crise os valores poupados eram muito inferiores. A diversidade da informação divulgada na internet tem ajudado os consumidores a fazerem este ajustamento dos seus orçamentos. Nos últimos anos têm aparecido cada vez mais sites, blogues e ferramentas online que ajudam os consumidores a gerirem melhor as suas despesas. Conheça alguns deles.

1. Comparar os custos de um mesmo produto:

Uma das regras básicas para não gastar dinheiro a mais é comparar os preços do mesmo artigo em várias lojas para ter a certeza que vai comprá-lo ao melhor preço. E se até há uns anos atrás este exercício implicava que os consumidores tivessem de se deslocar fisicamente até às lojas para analisarem os preços, hoje em dia este processo é muito mais rápido e pode ser feito no sofá da sala. Isto porque existem alguns sites, como é o caso do Kuanto Kusta, que funcionam como comparadores de preços. Neste caso, basta escolher (ou inserir) o artigo que deseja para ter acesso a uma listagem de lojas espalhadas pelo país onde esse artigo está disponível e a que preços.

2. Caçar descontos e promoções:

Com a crise são cada vez mais as lojas que apostam na atração de clientes através das promoções. Mas estar a par de todas as promoções, todos os descontos, de todos os cupões que vão sendo lançados pelos hipermercados e outros estabelecimentos comerciais não é tarefa fácil. Para não perder as “pechinchas” que todos os dias são anunciadas poderá consultar alguns sites e blogues que reúnem os descontos que poderá aproveitar. O exemplo mais recente desta tendência vem do Sapo, que há poucas semanas lançou um portal vocacionado para a informação de ofertas promocionais: o Sapo Promos. Este portal permite aos utilizadores receberem (de forma gratuita) notificações das novas promoções que vão sendo lançadas pela área de residência ou pelos interesses do consumidor. Aqui estão reunidos os descontos e promoções das mais diversas áreas, tais como: supermercados, tecnologia, casa, bricolage e desporto, entre outras.

3. Obter os serviços mais baratos:

As entidades reguladoras em Portugal têm feito um esforço crescente nos últimos anos para fornecerem ferramentas gratuitas aos consumidores e, desta forma, ajudá-los a tomar as melhores decisões de consumo. Neste sentido, têm surgido vários simuladores gratuitos que permitem aos consumidores verificarem qual é a opção mais barata para o seu perfil. Por exemplo: a Anacom disponibiliza um simulador de tarifários para a internet, televisão, telemóveis, telefone fixo e pacotes de telecomunicações. Poderá consultá-lo aqui. Já a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) disponibiliza um simulador de tarifários praticados no mercado de eletricidade e gás e que permite avaliar qual é a operadora mais barata para o perfil do consumidor. O simulador está disponível aqui. Também no campo da gasolina e do gasóleo é possível verificar qual é o posto de combustível da sua área de residência mais barato. Para tal basta consultar este site da Direção Geral de Energia e Geologia.

4. Sites de compras coletivas:

Os sites de compras coletivas são uma moda que veio para ficar. Através destas plataformas, muitos consumidores podem aceder a tratamentos de beleza, refeições em restaurantes ou estadias em hotéis a preços mais em conta – e que de outra forma estariam fora do alcance de muitas famílias. Os descontos variam muito mas podem, no limite, chegar até aos 90%. Um número sedutor que é possível de ser atingido já que estes sites de compras coletivas conseguem praticar preços mais baixos pelo facto agregarem um elevado número de encomendas. Um dos portais mais emblemáticos nesta área é o Forretas. Este site tem a particularidade de ser uma plataforma que agrega as ofertas e os descontos promovidos pelos principais sites de compras coletivas, representando 75% do mercado dos sites de descontos. Para saber como funcionam estes sites e quais os cuidados que deve ter em conta quando faz compras nestas plataformas leia este artigo.

Leia também os seguintes artigos relacionados com o mesmo tema:

- Calcule o seu salário líquido de 2014

- Como reduzir as despesas aderindo às lojas de trocas

- Faça você mesmo: Conheça 10 sites essenciais

artigo do parceiro:

Comentários