Como reduzir os custos com o aquecimento da sua casa?

Conheça quatro dicas para reduzir a sua fatura de eletricidade durante este inverno.

Todos os invernos o fenómeno repete-se: sempre que as temperaturas descem, a fatura energética das famílias segue o sentido oposto. Estima-se que os sistemas de climatização representam cerca de 15% do consumo global de energia de uma casa portuguesa, valor que pode aumentar com a chegada do tempo frio. E não é difícil perceber as razões deste fenómeno: é nesta altura do ano que os sistemas de aquecimento estão mais tempo ligados por causa do frio, mas também porque passamos mais tempo em casa o que leva a que existam mais equipamentos ligados. Para não ficar assustado com a chegada da próxima fatura da luz, partilhamos consigo algumas dicas que podem ajudá-lo a poupar alguns euros nos custos de energia. Leia também o artigo "Eletricidade: Guia para mudar para o mercado livre".

1. Reduza a intensidade do aquecimento:

Se tem um sistema de ar condicionado ou de aquecimento central para aquecer a sua casa saiba que se reduzir a intensidade em um grau está a poupar energia. Os números mostram que reduzir a intensidade pode resultar numa poupança energética de 10%. Não se esqueça ainda de fechar as janelas quando liga o aquecimento. Caso contrário, está a deixar sair o ar quente e a aumentar o consumo. leia também o artigo "Sete ideias para poupar energia".

2. Deixe entrar o sol:

A mudança de pequenos gestos no dia-a-dia também poderá fazer diferença nas contas da eletricidade. Por exemplo: A sua casa recebe muita luz solar durante o dia? Então deixe entrar o sol. Desta forma, a sua casa consegue aquecer durante o dia. Por outro lado, se fechar as cortinas durante a noite, o calor tem mais dificuldade em sair e portanto terá menos necessidade de ligar o aquecimento. Leia também o artigo "O que fazer para diminuir a fatura do gás?" .

3. Acenda uma vela:

O conselho pode ser estranho mas se acender uma vela ao pé da janela e a chama mexer para um dos lados é porque a sua janela está mal isolada. Para que o calor deixe de sair terá que calafetar a sua janela ou porta. Desta forma, poderá reduzir o tempo de utilização do aquecimento porque mantém o ar quente mais tempo dentro de casa. Tenha em conta que uma casa mal isolada gasta mais energia. Leia também o artigo "Os novos critérios para aceder à tarifa social de eletricidade".

4. Faça pequenas reparações:

Se puder opte por fazer pequenas intervenções de melhoria do isolamento em casa. Algumas reparações podem levar a poupanças energéticas significativas, evitando custos desnecessários no aquecimento. Troque as janelas por vidros duplos de forma a garantir o isolamento térmico e acústico da sua casa. Instale um painel solar e aproveite o sol para aquecer a sua casa ou para produzir energia elétrica de forma limpa. Leia também o artigo "Como renovar a sua casa sem gastar muito dinheiro".

artigo do parceiro:

Comentários