Como poupar muito dinheiro com o crédito habitação?

Os tempos do crédito habitação voltaram. Já é possível poupar muito dinheiro com o seu crédito habitação, especialmente se fez o crédito nos últimos 2-3 anos. Neste artigo vamos mostrar-lhe os vários passos para começar a poupar no seu crédito habitação.

Conheça os custos atuais

O primeiro passo do seu caminho consiste em perceber onde está. Se quer poupar dinheiro tem de perceber quanto está a pagar atualmente. Existem algumas rúbricas a ter em atenção:

  • Spread – Qual a taxa de juro ou lucro que o banco tem consigo. É facilmente identificado em qualquer extrato bancário ou no seu homebanking.
  • Quais os outros custos associados ao seu crédito habitação – Com grande probabilidade o seu banco fê-lo subscrever uma grande quantidade de produtos para baixar o seu spread. E estes produtos deverão ter custos elevados (comissões de cartões, prémios de seguros, entre outros).
Conheça a sua situação atual

O segundo passo consiste no conhecimento do valor das suas prestações com créditos e do rendimento líquido mensal do agregado familiar. A ideia é calcular a taxa de esforço (obtida pela divisão do valor das suas várias prestações pelo valor do rendimento da família).

Conheça os dados do imóvel

O terceiro passo para começar a poupar dinheiro no seu crédito habitação passo por saber qual o valor estimado da sua casa e o valor em dívida. Estes dois dados irão permitir calcular a relação entre o valor que pede emprestado e as garantias que pode oferecer (neste caso o bem imóvel).

Simule a sua situação atual

Na posse de todos os dados acima solicitados estará já em condições de solicitar uma simulação para o seu caso concreto. Este pedido não tem qualquer custo ao longo de todo o processo e possibilitará ter uma equipa de consultores que negoceia as melhores condições para si. Não tendo qualquer risco só tem vantagens em solicitar uma simulação gratuita.

artigo do parceiro:

Comentários