Como encontrar o seu emprego de sonho?

O emprego dos seus sonhos pode estar à sua espera. Conheça sete dicas para conseguir alcançá-lo.

O filósofo Confúcio dizia: “Escolhe um trabalho que gostes e nunca terás que trabalhar um dia na tua vida”. No entanto, partir à aventura de encontrar o seu emprego de sonho não é um processo fácil. Existem vários percalços a ultrapassar pelo caminho e que podem desviá-lo da sua rota, do seu objetivo. Para que não tenha de desistir do seu sonho e consiga encontrar o trabalho que sempre quis aqui ficam sete conselhos a reter.

1. Saiba o que quer

Um dos primeiros pontos a ter em conta para dar um novo caminho à sua carreira é saber o que quer e conhecer-se a si próprio. Saiba quais são as suas características, interesses, valores, aptidões e capacidades. É importante ter a consciência de que apesar de ser bastante entusiasta das corridas isso não vai fazer de si um campeão olímpico nos 100 metros. Seja prático e realista. É necessário que tenha as suas capacidades em mente antes de se aventurar numa nova carreira.

2. Prepare-se

Se não tem formação profissional na área onde está à procura de emprego, ponha o seu 'curriculum vitae' em dia e procure formação e cursos que o possam ajudar a tornar-se num especialista na matéria. Os livros também podem ser uma ajuda preciosa para encontrar formação na sua área de eleição. Saiba quais são os pontos fortes mais procurados na área profissional à qual se candidata e aposte forte na sua formação.

3. Contacte empresas de recrutamento

As empresas de recrutamento podem ser suas aliadas na busca do emprego perfeito para si. Mantenha uma boa relação com estes profissionais e procure também conselhos caso não saiba que caminho seguir. Estes profissionais, além de conhecerem o mercado de trabalho, também o podem ajudar a conhecer quais as áreas mais seguras e quais as mais arriscadas. Para saber como pode ser “caçado” por um 'headhunter', leia este texto. Não se esqueça que o 'networking' é também uma vantagem e por isso é aconselhável que mantenha a sua agenda de contactos atualizada.

4. Encontre um trabalho relacionado com a sua área de sonho

Enquanto o seu emprego de sonho não aparece, procure trabalhos relacionados com a área em que possa testar os seus conhecimentos e aptidões. Procure também desenvolver outras capacidades que podem ser necessárias para a sua futura carreira. Tenha em conta que este trabalho será uma ajuda para alcançar o seu objetivo final.

5. O que dizer na entrevista para o emprego dos seus sonhos?

Se foi chamado para a entrevista do seu emprego de sonho pode fazer a preparação da entrevista em casa. Esteja preparado para responder às questões mais comuns e treine a sua resposta ao espelho, para diminuir o nervosismo. Leia aqui as "Sete regras de ouro para arrasar na sua entrevista de emprego".

6. Encontre a empresa para quem quer trabalhar

Antes de comprometer-se é importante que tenha em conta a cultura da empresa. Isto porque o seu emprego de sonho pode revelar-se um verdadeiro pesadelo se a cultura e os hábitos da empresa se afastarem muito da sua forma de ver o mundo. Lembre-se que estar a trabalhar num local onde tem que contrariar diariamente as suas crenças e princípios pode ser bastante prejudicial ao seu desempenho.

7. Tenha um plano de ação

Antes de partir na busca do seu emprego de sonho é imperativo que faça um plano de ação. Trace objetivos no tempo utilizando os pontos descritos acima. Tenha em conta não só a situação do mercado de trabalho, mas também a sua situação financeira antes de partir nesta aventura. Informe-se sobre os passos que pode tomar com os seus familiares e amigos e não se deixe afetar pelas dificuldades que possam aparecer.

artigo do parceiro:

Comentários