Como conseguir um novo emprego na sua empresa atual?

Se está interessado em candidatar-se a uma nova posição na empresa onde trabalha não tem porque não o fazer. No entanto, há algumas dicas que vai querer seguir. Ora veja.
  1. Assegure-se que tem as qualificações necessárias

    Tal como em qualquer outra oferta de emprego, antes de se candidatar analise a oferta e certifique-se que tem o que é preciso para desempenhar as funções listadas. Não é por já estar na empresa que não necessita de preencher os requisitos da oferta.

  2. Saiba mais sobre a oferta/posição

    Já que está na empresa pode, antes de se candidatar, tentar saber mais sobre a posição, para perceber exatamente o que é esperado da pessoa que venha a ocupar a vaga ou se é (ou não) o emprego que pretende.

  3. Fale com as suas chefias

    Principalmente as diretas (o seu chefe, coordenador, diretor de unidade/departamento). O ideal é que ele saiba por si, e não por terceiros que está a ponderar candidatar-se (ou já se candidatou) a uma nova posição. É uma questão de ética profissional. O seu chefe até pode vir a servir de referência profissional.

  4. Fale com profissionais/colegas que já desempenhem as mesmas funções

    Saiba o que pensam sobre o emprego, as vantagens da posição, os desafios que pode vir a enfrentar, o que eles consideram que pode necessitar para ser bem-sucedido na posição ou (até) que conselhos lhe podem dar para a entrevista de emprego, por exemplo.

  5. Encare a entrevista/processo de recrutamento como faria com qualquer outra oportunidade

    Só porque já faz parte da empresa não significa que tenha a tarefa facilitada. Por isso, trate de personalizar o seu Curriculum Vitae e os restantes documentos e prepare-se para a entrevista, tal como faria para outros processos de recrutamento.

  6. Apresente-se ao responsável pelo recrutamento

    Afinal trabalham na mesma empresa. Não espere pelo andamento do processo para se dar a conhecer ou – caso já se conheçam – para mostrar o seu interesse na posição em causa.

  7. Destaque-se

    Pense desta forma: não tem porque não o fazer. Conhece a cultura da empresa, está familiarizado com os processos de recrutamento da mesma (visto que se já aí trabalha, já passou – com sucesso – por um). Por isso, não falhe. Adeque todos os documentos da candidatura, prepare a sua entrevista ao pormenor, agradeça a entrevista e, se for selecionado, não se esqueça de agradecer a oportunidade aos responsáveis pelo recrutamento e o apoio a quem possa tê-lo ajudado no decorrer do processo (como a sua chefia ou os seus colegas, por exemplo).

artigo do parceiro:

Comentários