Os bancos estão mais exigentes

A crise financeira e o aumento do incumprimento de créditos tem levado os bancos a ser mais criteriosos na concessão de crédito. Sendo certo que o crédito habitação está de volta, com uma baixa substancial nos spreads e comissões associadas, tal não significa que os bancos não tenham bastante mais critério do que no passado.

Explique para que quer o crédito habitação

O primeiro passo num pedido de crédito habitação é a exposição do seu caso. Se vai pedir dinheiro emprestado precisa de explicar com clareza, simplicidade e verdade para que quer o dinheiro. Nunca se esqueça que está a iniciar uma relação de confiança, pelo que tem de mostrar que confia no banco para lhe expor as suas preocupações, ambições e projetos. Do lado de lá estão pessoas que tem de cativar.

Nota: Antes de iniciar todo o processo recolha a documentação e informação para suportar o seu pedido. Do seu lado deverá ter os seus recibos de vencimento, o contrato de trabalho, os extratos bancários, o seu mapa de créditos do Banco de Portugal. O fundamental é mostrar que tem um perfil de estabilidade nos rendimentos.

Avalie a sua capacidade financeira

O segundo passo que deve ocorrer mesmo antes de procurar um financiamento é avaliar com rigor a sua capacidade financeira. É certo que todos queremos ter uma casa melhor, mas precisamos de “ter os pés assentes na terra” e procurar uma casa que esteja enquadrada com o seu orçamento familiar.

Para uma correta avaliação deverá saber quanto ganha, os custos fixos (não apenas os custos com créditos mas todos os outros como alimentação, bens utilitários, educação dos filhos, entre outros) e perceber qual a folga orçamental que tem para uma nova prestação de crédito.

Na sua avaliação tenha também em atenção que atualmente as taxas de juro estão muito baixas e que poderão vir a subir. Assim, deixe uma margem de erro que não o deixe em situação de emergência financeira com a subida dos juros.

Veja se tem mais créditos

Se tiver muitas linhas de crédito poderá indiciar que tem maior propensão ao consumo. Talvez faça sentido avaliar a possibilidade de fazer uma consolidação de créditos de modo a baixar os seus custos mensais e reduzir o número de créditos. Deste modo não só poupa dinheiro todos os meses como simplifica a gestão das suas finanças pessoais e dá maior credibilidade/segurança às instituições financeiras.

Garanta que pode dar uma entrada

Como referimos anteriormente, os bancos estão mais criteriosos na concessão de crédito habitação. Deste modo, será muito difícil conseguir que o banco lhe dê a totalidade do valor da aquisição. É certo que a época em que lhe davam dinheiro para a casa, para o carro e para o mobiliário já era. Quanto maior for a relação entre o valor que pede emprestado e o valor da avaliação da casa, maior será o custo do seu crédito, isto porque a operação é percebida como tendo mais risco.

Demore a escolher a habitação

A casa que vai comprar vai servir de garantia para o empréstimo e não deixa de ser um investimento, que se espera venha a manter ou aumentar de valor. Deste modo, tenha em atenção que a sua escolha deve ser cautelosa. Deve ter em atenção a localização, a qualidade do imóvel e outros fatores que têm impacto no valor (presente e futuro) da sua habitação.

Depois de escolher a sua casa deverá procurar negociar o preço. Não se esqueça que hoje em dia não faltam casas para comprar pelo que tem algum espaço para negociar preços de modo a baixar o seu preço. Não tenha vergonha de negociar. Só sai a perder se tiver. Não se esqueça, ainda, que se baixar o valor de compra irá reduzir o valor do crédito, o valor da entrada que tem de dar… em última análise reduz a prisão onde se está a meter.

Demore a escolher o banco

Depois de todo o processo de análise da sua situação financeira e escolha da sua habitação é altura de encontrar o melhor crédito habitação. E o melhor crédito habitação é aquele que tem o custo total mais reduzido, que lhe permitirá poupar dinheiro. Assim, deverá consultar vários bancos e negociar. Se tiver um processo bem estruturado certamente que conseguirá ter uma aprovação com condições mais vantajosas.

Para ter acesso ao melhor crédito habitação sugerimos que veja no nosso simulador de crédito habitação qual a melhor alternativa para si. Não tem qualquer custo associado