"Ideias são fáceis. Implementação é difícil" é o que diz Guy Kawasaki (fundador do AllTop). E, para muitos empreendedores, a afirmação não podia ser mais correta. Mas, há semelhança do que acontece com as características comuns aos empreendedores de sucesso, também os problemas das empresas são muitas das vezes comuns ou semelhantes. E as respostas podem estar nos livros que a seguir lhe recomendamos e que podem ter as respostas para as suas dúvidas ou dilemas.

Livros de empreendedores para empreendedores

1.     “Nunca Almoce Sozinho”, de Keith Ferrazzi (título original: “Never Eat Alone”) – 20,50€

Networking. Este é o tema central do livro, escrito na sequência de uma entrevista a Keith Ferrazzi (fundador e o CEO da Ferrazzi Greenlight, uma empresa de consultoria em marketing e vendas). Ao longo de 31 capítulos são apresentados vários truques que o vão ajudar a construir uma boa rede de contactos que podem ser fulcrais para atingir os seus objetivos profissionais.

2.     “The Startup Owner’s Manual”, de Steve Blank – 19,77€

É considerado a “bíblia” das startups. Trata-se de um guia com todos os passos para a criação de uma empresa. Um livro para ler e manter por perto durante o desenvolvimento da sua startup.

3.     “A Startup enxuta”, de Eric Ries (título original: The Lean Startup”) – 21,25€

O livro apresenta uma abordagem revolucionária sobre a administração de uma startup, que prevê a conceção, desenvolvimento e lançamento de novos produtos e com vista à redução de desperdícios (seja de tempo ou recursos). Um livro onde o autor partilha as suas próprias experiências e fala da importância de testar e adaptar a estratégia do negócio. A tradução do livro existe em Português do Brasil.

4.     “A Mágica de Pensar Grande”, de David Schwartz (título original: “The Magic of Thinking Big”) – 15,86€

Uma “receita” para o sucesso diferente do que já existia e onde a capacidade de pensar grande pode fazer toda a diferença. O livro apresenta uma série de métodos e técnicas que vão ajudar o empreendedor a ganhar confiança e alcançar os seus objetivos (tanto profissionais como pessoais). Edição em Português do Brasil.

5.     “Rabiscos num Guardanapo”, de Dan Roam (título original: “The Back of the Napkin”) – 10€

“Uma imagem vale mais que mil palavras”, é isso que nos diz o autor enquanto destaca a importância da ilustração visual como ferramenta eficaz para explicar conceitos e vender ideias, ou como uns simples “rabiscos” podem ajudar a “encadear ideias, desenvolver raciocínios, ser mais criativo, solucionar problemas e comunicar com mais eficácia”.

Boas leituras!

http://www.e-konomista.pt/