Bélgica é terra de oportunidades para recém-licenciados

O relato de uma açoreana que elogia a multiculturalidade de Bruxelas

A Bélgica nunca foi um destino de emigração prioritário para os portugueses mas a Comissão Europeia, instalada em Bruxelas, capital do país, tem criado oportunidades para os jovens licenciados portugueses, sobretudo para estágios profissionais remunerados.

Constança Telles de Freitas, 25 anos, é um desses casos. Esteve a estagiar no Parlamento Europeu durante cerca de um ano.

Licenciada em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, foi estudar para a Alemanha onde concluiu os estudos em prática jurídica europeia. De regresso aos Açores, de férias, viu um anúncio para um estágio e decidiu concorrer. Foi aceite e findo esse estágio concorreu a um outro, onde ficou até fevereiro de 2013. Regressar a Portugal só era alternativa se entretanto não conseguisse arranjar trabalho.

«Do que mais gosto em Bruxelas é estar num país multicultural. Gosto imenso do meu local de trabalho e do que faço, pois o Parlamento Europeu é um mundo à parte», desabafa Constança Telles de Freitas. Para esta açoreana, a maior vantagem de estar na Bélgica é o networking e as possibilidades de emprego que existem, devido à concentração das instituições europeias na cidade. E, claro, o facto de a remuneração ser muito mais satisfatória do que seria em qualquer estágio em Portugal.

artigo do parceiro:

Comentários