Assuntos que não deve abordar por e-mail

Existem alguns assuntos que devem ser tratados pessoalmente e nunca por correio eletrónico.

Comunicar más noticias

Se fez algo que não devia e tem de admitir o erro, transmitir esta informação por e-mail só fará com que a outra pessoa pense que é imaturo e que não está a assumir a responsabilidade pelos seus atos. Não evite a conversa uma vez que esta também lhe dá uma maior oportunidade de se justificar. Outro dos assuntos que nunca se deve transmitir por e-mail é a morte de alguém. Este é um tema sensível por isso, a pessoa que o recebe deve sentir-se apoiada e não deixada com uma noticia dolorosa que foi dada de forma fria e impessoal.

Pedir um aumento

Não há uma forma 100% correta para pedir um aumento ao seu chefe, mas por e-mail é uma opção que deve ser colocada de lado. Mesmo que o mereça, deve ser profissional e conversar diretamente com o seu superior.

Mostrar descontentamento sobre o trabalho

O descontentamento sobre o emprego deve ficar no seio dos amigos e familiares. Partilhar informações deste género pode ser perigoso para a sua carreira.

Tudo o que possa ser interpretado como depreciativo, desrespeitoso ou insubordinado

Criticar pessoas, principalmente se forem colegas de trabalho ou amigos próximos. Lembre-se que tudo o que escreve, apesar de ser apagado, nunca desaparece completamente da internet e pode sempre ser recuperado. Assim, tenha atenção ao que escreve sobre outras pessoas pois pode ser usado contra si e vir a causar problemas no futuro.

Usar a ferramenta “responder a todos”

Utilize a opção "responder a todos" unicamente quando é uma mensagem genérica que se aplica a todos que a irão receber. Certifique-se que o que está a enviar pode mesmo ser visto por todos, não escreva nada sobre coisas que o irritaram ou informações pessoais que não quer ver publicas.

Quando está zangado, cansado ou de mau humor

O cansaço e o seu estado de espírito podem toldar o seu julgamento quando envia um e-mail. Pode sempre correr o risco de enviar mensagens inapropriadas. Por isso, não envie nada de que se possa a vir a arrepender mais tarde. Se tiver mesmo de escrever o e-mail, para resolver mais um problema e eliminar uma tarefa da lista, faça apenas um rascunho e reveja o conteúdo no dia seguinte, quando estiver mais acordado ou tiver uma perspetiva diferente do assunto.

Informações confidenciais

Informações pessoais como palavras passe, detalhes de contas ou cartões bancários não devem ser partilhadas na internet, seja porque meio for e, o e-mail não é exceção.

Veja ainda: 8 coisas que não deve dizer no primeiro dia de trabalho

Leia sobre: Aprenda a lidar com o mau ambiente no trabalho

artigo do parceiro:

Comentários