As vantagens do cartão de crédito

Todos conhecemos - certamente - as desvantagens em possuir e utilizar um cartão de crédito, por isso hoje focamo-nos nas vantagens.

Conheça neste artigo algumas formas de tirar partido do seu cartão de crédito sem pagar juros.

Descontos, bónus e cashback

Alguns cartões de crédito e, em especial, os cartões de fidelização, oferecem descontos em combustível e/ou em compras, bem como ofertas especiais em seguros, assistência em viagem ou milhas. Se já tem um cartão de crédito, mas não sabe que protocolos tem com os estabelecimentos de bens ou serviços que frequenta, informe-se e tente perceber como pode utilizar o seu cartão de forma a que este o ajude a poupar mais dinheiro.

Alguns cartões (normalmente Premium) dispõe até de cashback, devolvendo uma percentagem do dinheiro pelas compras efetuadas no mês seguinte.

Crédito imediato

Numa situação em que precise de dinheiro urgentemente e não tenha o montante disponível na sua conta no momento em que mais precisa dele, pode recorrer ao cartão de crédito como uma fonte de crédito imediata, sem ter que recorrer a bancos, garantias, fiadores ou burocracia. O seu cartão de crédito pode bem ser um bom aliado no que diz respeito a despesas inesperadas (arranjo do carro, por exemplo). Porém, não se esqueça de que os juros do cartão de crédito são muito altos, pelo que não deve optar pelos pagamentos faseados, mas sim pelo pagamento do cartão a 100% no mês seguinte.

Veja também: 6 formas como uma dívida pode limitar os seus planos de vida

Facilita pagamentos em viagens

Um cartão Visa ou MasterCard (por exemplo) é aceite em quase todo o mundo, o que poderá evitar com que ande com maços de notas enquanto viaja o que, por sua vez, dificulta que perca dinheiro ou que seja roubado em viagem. Para além disso, muitos cartões de crédito oferecem também seguros de viagem no caso desta ser paga através do cartão de crédito em questão.

Segurança

Em termos de segurança, o cartão de crédito pode ser também um excelente aliado, não só pela razão que indicamos no tópico anterior (de tornar desnecessário andar com muito dinheiro) como pela comodidade que confere na realização de compras online. Embora existam serviços que tornam qualquer cartão ou transacção seguros online (como o MBWay), o cartão de crédito continua a ser um dos métodos mais utilizados para pagamentos online, que são cada vez mais seguros. Uma opção para tornar os pagamentos com cartão de crédito online ainda mais seguros, é também criar uma conta Paypal e associar um cartão de crédito à mesma.

No caso da aplicação MBWay pode, com ela, criar um cartão de crédito temporário com recurso ao MBNet o limite de crédito, pelo que nunca lhe poderão retirar mais dinheiro do que aquele limite que(que agora pertence ao MBNet) para o qual define estabeleceu.

Veja também: Cinco dicas para um uso responsável do cartão de crédito

Sem juros

Quando faz um uso responsável do seu cartão de crédito, não tem por que pagar juros. Defina o pagamento mensal do seu cartão de crédito para a modalidade dos 100% para evitar o pagamento de juros. Se vê que o pagamento do cartão de crédito calha numa altura muito distante do dia em que recebe o seu vencimento e que isso o coloca em situação de stress financeiro, tente negociar com o banco a alteração da data de pagamento, aproximando-a da data em que recebe o seu salário, garantindo assim que irá ter dinheiro disponível na conta nessa altura.

Contudo, mesmo que não pague juros, poderá não estar isento de pagar uma anuidade, que pode ir dos 14€ aos 50€ (ou mais). Tenha atenção que há cartões com isenção de anuidades, mas há outros cuja isenção é apenas no primeiro ano, ou mediante o cumprimento de determinados níveis de utilização. Verifique com detalhe o valor destes custos, de forma a garantir o barato não lhe saia caro.

Como podemos facilmente constatar, conseguimos fazer um uso responsável do cartão de crédito, de forma a aumentar a nossa qualidade de vida e ainda simplificando algumas operações financeiras mais frequentes, como no caso das compras pela internet. É tudo uma questão de gestão inteligente de uma ferramenta financeira com enorme potencial. Se deseja saber mais sobre como tirar partido do seu cartão de crédito, convidamo-lo também a ler este artigo do Doutor Finanças que lhe indicará algumas estratégias inteligentes para poupar dinheiro com o seu cartão.

artigo do parceiro:

Comentários