As perguntas clássicas de uma entrevista de emprego

Embora possam ser consideradas perguntas clichés, é importante que saiba como deve reagir quando estas forem feitas.

Podem ser perguntas clichés, mas a verdade é que todos os entrevistadores gostam de fazer aos seus candidatos. Se está a preparar-se para uma entrevista de emprego, não se deixe afetar pelo stress e pela ansiedade e descubra quais são as perguntas clássicas, presentes em praticamente todas as entrevistas.

Fale sobre si - Esta é uma das perguntas mais frequentes em entrevistas e por isso, é necessário que enumere as suas competências de modo, a fazê-lo sem exibicionismo mas com elegância. Aponte as suas qualidades profissionais, mas lembre-se que a sua vida pessoal não deve ser mencionada a menos que lhe peçam.

Quais os seus pontos fortes e fracos? - Quando lhe pedirem para enumerar os seus pontos fortes e fracos, é muito importante que se mostre objetivo. Aponte as suas falhas, mas faça-o de maneira em que mostre que já as superou e como fez para as superar.

Fale dos seus sucessos profissionais - Elabore uma lista que contenha todos os sucessos a nível profissional, assim não irá esquecer-se de nenhum e conseguirá ter mais argumentos perante o entrevistador.

O que sabe sobre a empresa? - Sempre que for chamado para ir a uma entrevista de trabalho, deve sempre pesquisar e saber mais informações sobre a empresa que se está a candidatar. É importante que o entrevistador perceba que conhece a empresa a que se está a candidatar e que está pronto para fazer parte da equipa.

Porque é o candidato ideal para esta vaga? - Quando o entrevistador lhe perguntar porque deve contratá-lo é importante que refira todas as suas características, bem como as suas competências para fazer parte da empresa.

Sabe trabalhar em equipa? - É fundamental que saiba trabalhar em equipa e por isso, enumere algumas situações porque já tenha passado juntamente com os seus colegas e que revelem como consegue adaptar-se bem aos outros.

Onde se vê daqui a uns anos? - Esta é também uma das perguntas mais frequentes nas entrevistas e por isso, sempre que lhe perguntarem onde se vê daqui a alguns anos, deve revelar o interesse por fazer parte da equipa. Este será sem dúvida um ponto a favor.

Aspetos da vida pessoal - É cada vez mais frequente que existam perguntas relacionadas com a sua vida pessoal e como consegue geri-la com o seu trabalho. Neste caso deve dizer a verdade e revelar ao entrevistador como se organiza diariamente.

artigo do parceiro:

Comentários