Arrase nas entrevistas de emprego em inglês

Veja quais as melhores dicas para conseguir ser bem sucedido e provar, também em inglês, que é o melhor candidato à vaga.

Ser fluente em outras línguas já se tornou um item obrigatório em qualquer currículo e, dependendo da empresa a que se está a candidatar, as possibilidades de ter que passar por uma entrevista em inglês são enormes! A verdade é que, mesmo fluente, a pressão e o nervosismo durante a entrevista podem atrapalhar e fazer com que perca a vaga. Então o que pode e deve fazer para se sair bem numa entrevista em inglês?

Antes da entrevista:

1. Não se candidate a vagas que peçam nível de inglês mais elevado que o seu

O anúncio pede um inglês fluente e o seu é intermediário? O melhor é continuar a praticar e estudar até poder se candidatar a uma oportunidade semelhante. As suas possibilidades só serão reais se o seu nível de inglês estiver de acordo com as expectativas da empresa. E mesmo que consiga se preparar muito bem para a entrevista e conseguir o trabalho, com certeza não vai querer fazer má figura à frente dos clientes quando tiver reuniões ou conference calls.

2. Faça algumas aulas de conversação focadas na futura entrevista

As aulas precisam ser individuais e formuladas para as suas necessidades, por isso são mais proveitosas se feitas com uma professora particular ou numa escola que disponibilize esse tipo de serviço. O ideal é que consiga explicar exatamente o que precisa praticar, e em que nível. Mesmo quando já sabe falar muito bem a língua, há que pensar na questão do vocabulário que por vezes pode ser muito específico.

3. Atualize-se em inglês sobre as notícias relacionadas com a área da empresa

Falar sobre atualidades da área em que trabalha também é um clássico das entrevistas de emprego, tanto em português como em inglês. Para a etapa na língua estrangeira, prepare-se ao ler notícias em sites americanos, ingleses, canadianos, australianos – ou seja, de países em que o inglês seja a língua-mãe. Ver vídeos sobre essas notícias também ajuda bastante, pois treina os ouvidos para o inglês e pode enriquecer o seu vocabulário.

4. Estude sobre a empresa

Esta serve para qualquer entrevista de emprego, em qualquer idioma. É uma espécie de must have das entrevistas, porque o entrevistador vai querer saber sobre si mas perceber porque gostaria de trabalhar na empresa em questão. Se for uma multinacional, procure no site em inglês da empresa dados sobre o cargo que pretende ocupar e anote o vocabulário usado ali.

5. Treine os falsos cognatos

Falsos cognatos são aquelas palavras muito parecidas em português e em inglês, mas cujos significados não têm nada a ver quando traduzidas.

Conheça as cinco a que deve ficar mais atento:

– actually = na verdade/de facto (não “atualmente”)

– anticipate = prever (não “antecipar”)

– college = faculdade (não “colégio”)

– lecture = palestra (não “leitura”)

– particular = específico/exato (não “particular”)

Leia ainda sobre: Estes são os empregos com mais qualidade de vida

Está feliz ou acomodado no seu trabalho?

Comentários