Durante o mês as despesas são sempre muitas e algumas vezes o orçamento familiar não é suficiente. Por isso não é de estranhar que nem sempre consiga poupar dinheiro para aqueles investimentos que gostava de fazer ou para concretizar os alguns dos seus sonhos. No entanto existem alguns truques muito valiosos que, juntamente com algum esforço e dedicação, o podem ajudar nesta tarefa difícil.

- Registe todas as suas despesas para perceber os seus gastos desnecessários e conseguir fazer alguns cortes.

- Se pagar todas as suas contas no mesmo dia saberá exatamente com que dinheiro poderá contar para o resto do mês.

- Evite comer fora de casa e quando não conseguir experimente levar comida de casa.

- Não deite comida fora e aprenda a reaproveitar as sobras das suas refeições.

- Quando for fazer as compras do mês ou da semana leve sempre uma lista. Deste modo não irá gastar dinheiro em coisas que não lhe fazem falta.

- Prefira os produtos de marca branca por serem, quase sempre, mais baratos.

- Aproveite as promoções, talões e cupões que muitos supermercados oferecem. No entanto tenha sempre muita atenção para não começar a comprar produtos que não precisa realmente.

- Diga adeus aos seus cartões de crédito.

- Todos os meses, depois de pagar todas as suas contas e de fazer todas as compras necessárias, ponha um certo valor de parte. Vai ver que em pouco tempo já terá uma boa poupança.

- Ao fazer algumas contas rapidamente irá perceber que alguns vícios, como o tabaco, fazem com que desperdice muito dinheiro. Por isso o melhor é mesmo acabar com os maus hábitos.

- Pague com dinheiro para ter uma melhor perceção o valor real das suas compras. No entanto tente andar com pouco na carteira, porque quanto menos tiver menos gasta.

- Pense bem antes de comprar, especialmente se for algo muito caro. Apesar de não ter de se privar daquilo que mais gosta, não perde nada em parar um segundo para pensar se precisa efetivamente disso na sua vida.

- Comprar online é uma excelente maneira de procurar os melhores preços e controlar os seus gastos.

- Aprenda a reciclar e a reaproveitar o que já tem em sua casa.

- Uma vez que as frutas e vegetais nem sempre são tão baratas como seria de esperar, cultive uma pequena horta em sua casa. Terá produtos com mais qualidade por muito menos.

- Ponha em prática vários truques para reduzir a sua conta da água e da luz. Por exemplo: escolha lâmpadas de baixo consumo, evite banhos longos e máquinas da roupa com pouca carga.

- Planeie férias com antecedência, preferencialmente para destinos dentro do nosso país.

Antes de por em prática estas dicas é muito importante que tire uns momentos para organizar as suas contas para perceber quais são os seus maiores gastos e aquilo que pode, ou não, cortar.