«Após um jogo do Sporting contra o Manchester United, disputa que consagrou a inauguração do estádio José de Alvalade XXI, o desempenho e a excepcionalidade de [Cristiano] Ronaldo ficam evidenciados. Conta-se que, no regresso a casa, a equipa inglesa só pensava numa coisa: como levar o português para terras de Sua Majestade», escreve Maria Ana Marques no livro «Cheguei ao topo! E agora? – Como o sucesso pode ser uma alavanca para gerar mais sucesso», publicado pela editora Bnomics.

A obra, resultante da investigação que a autora desenvolveu no âmbito dos seus estudos de mestrado em comunicação, organização e liderança, passa em revista o percurso profissional de personalidades como Cristiano Ronaldo, José Mourinho e de André Villas-Boas, apresentando regras que garantem o caminho para o êxito. Estas são as sete regras que deve implementar:

1. Invista tempo suficiente a consumir informação

Numa sociedade como a dos dias que correm, a informação e o conhecimento valem ouro. São, muitas vezes, fatores decisivos na toma da decisão mais certeira. «Invista tempo suficiente a consumir informação. Mais tempo do que os outros», recomenda Maria Ana Marques. Um processo que deve ser constante e ininterrupto. «É mais fácil obter o sucesso do que mantê-lo», já afirmava Malcolm Forbes, editor da revista Forbes, em meados do século XX.

2. Cada pessoa deve encontrar e reconhecer a sua própria realidade

O conhecimento que (não) temos de nós próprios pode condicionar a nossa perceção das coisas. «Cada pessoa deve encontrar e reconhecer a sua própria realidade. Descubra a sua e seja honesto consigo e com os outros. Mas não seja ingénuo», adverte a especialista. «O topo das montanhas inspiram os líderes mas os vales amadurecem-nos», disse uma vez o político Winston Churchill.

3. Observe metodicamente o seu adversário

Numa sociedade exigente e concorrencial como a de hoje, não há espaço para facilitismos. «Observe metodicamente o seu adversário. Quer ele seja uma organização ou um indivíduo. Ganhe vantagem», aconselha Maria Ana Marques, que cita o jornalista Eduardo Galeano no livro. «Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar aquilo que somos», refere.

4. Não se disperse

Não baixe as guardas. «Não há tempo para relaxar. O tempo não para. Relaxar é para os outros», defende a investigadora. «Para progredir, é preciso querer progredir. Mude antes de ser obrigado a fazê-lo», sugeriu, em tempos, o empresário Jack Welch. O conselho mantêm-se atual.

5. Saia da sua zona de conforto

As pessoas que se acomodam nunca vão a lado nenhum. «Saia da sua zona de conforto! Saia devagar. Prepare-se para aquilo que não conhece vir de encontro a si», recomenda Maria Ana Marques. «Se não houver nenhuma luta, não há nenhum progresso», assegura Frederick Douglass, ativista dos direitos humanos e escritor do século XIX.

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6. Aprenda a organizar-se

Já diz o povo que «em terra de cegos, quem tem olho é rei». Uma boa estratégia exige estudo, organização e planeamento. «Organize-se. Defina regras e horários. Comprometa-se. Esteja presente. Mostre aquilo que vale. Defenda a sua posição e os seus princípios. Tenha paciência, escute, estude o que fazer e atue», escreve a especialista. «Os dias prósperos não vêm por acaso. Nascem de muita fadiga e persistência», acrescenta Henry Ford, o empresário que fundou a Ford Motor Company.

7. Aposte na diferenciação

No contexto atual, mais do mesmo é meio caminho andado para o fracasso. «A maioria das pessoas tende a seguir o caminho com menos obstáculos. O confortável é mais fácil. Diferencie-se», aconselha a autora de «Cheguei ao topo! E agora? – Como o sucesso pode ser uma alavanca para gerar mais sucesso». «Logo que se toca no limite, algo acontece e, de repente, pode-se ir um pouco mais longe», defendia Ayrton Senna, o piloto de Fórmula 1 falecido em 1994.

Texto: Luis Batista Gonçalves com Maria Ana Marques (investigadora)