7 regras para ser bem sucedido numa entrevista de emprego

A postura com que se apresenta perante os que podem ser os seus futuros empregadores é determinante para a sua contratação. Saiba quais são os erros que não pode (mesmo) cometer para conseguir o lugar.

Pode ter um curriculum vitae muito bom mas deitar tudo a perder no momento da sua entrevista de emprego. Para não dar nenhum passo em falso, siga as dicas de Fábio Alves, diretor da Go Work, empresa de recrutamento e seleção de recursos humanos. Fique a par de todos os cuidados que deve ter e evite algumas das armadilhas que tendem a ser lançadas durante estes encontros:

1. Ao candidatar-se a uma empresa, faça alguma pesquisa sobre a mesma para se preparar para uma possível entrevista. Nunca se apresente num encontro de recrutamento sem saber exatamente ao que vai, como opera a companhia e quais as suas áreas de atividade e raio de intervenção.

2. O primeiro contacto é muito importante, portanto apresente-se com uma roupa mais formal. No caso das mulheres, saias muito curtas, decotes, rendas e transparências são de evitar, tal como cores muito garridas, maquilhagem exagerada e excesso de acessórios. No caso dos homens, estão proibidas t-shirts, calças rasgadas e um aspeto descuidado.

3. Se está desempregado, não se mostre fragilizado por esta situação nem a enfatize. Apresente-se com a postura de quem tem muita vontade de aprender e muito desejo de concretizar projetos e atingir objetivos.

4. Saliente os pontos positivos que teve ao longo da sua vida profissional, pois transmite uma imagem positiva ao possível empregador. Não precisa de referir todas as empresas onde já trabalhou. Basta evidenciar os seus maiores trunfos profissionais e fazer sobressair os seus feitos académicos.

5. Explique por que razão acha que está à altura da função a que se está a candidatar e mostre-se disponível para melhorar os pontos menos fortes que poderá ter. Faça-o de forma afirmativa e confiante mas não exagere para não transmitir um ar de arrogância.

6. Mostre interesse pela oportunidade que lhe está a ser dada. Isso passa por colocar questões práticas relativamente à função e ao projeto para o qual se está a candidatar.

7. Nunca responda a uma pergunta com uma questão. Se tiver dúvidas, exponha-as apenas depois de responder ao que lhe foi solicitado.

artigo do parceiro:

Comentários