7 livros portugueses que o vão ensinar a poupar

Somos defensores da literacia financeira no sentido em que acreditamos que a informação é a chave do sucesso, neste caso, do sucesso financeiro. E apesar de podermos citar muitos e bons livros internacionais, escolhemos sete livros de autores nacionais para o inspirar a alcançar grandes poupanças.

Como Acabar com as Dívidas, João Morais Barbosa e Rui Bairrada

O problema de endividamento ou excesso de endividamento é um problema transversal às famílias portuguesas, independentemente do seu perfil académico ou estrato social.

Com base num trabalho de mais de 2 anos de consultas financeiras individuais e depois de ajudarem perto de 1.100 famílias a resolver os seus problemas de endividamento, os autores partilham a sua experiência num guia prático, conciso e numa linguagem muito acessível.

Organizado em três áreas complementares (diagnóstico, resolução e libertação), desenham diversas estratégias que todas as famílias podem utilizar para reduzir os seus encargos mensais. O livro “Como Acabar com as Dívidas mostra, entre outras coisas, que é possível reduzir em média as suas prestações financeiras em 40%.

Ser Feliz Não é Caro, Janine Medeira

Como se a oferta de vales de desconto no valor de 200€ não fosse motivo suficiente para o convencer a comprar o livro, a autora ainda se dispõe a explicar-lhe como pode - com algum foco e determinação - poupar até 6000 euros por ano. Através dos seus truques de poupança, Janine Medeira, também autora do blog Poupadinhos e com Vales, conta-lhe como poderá estar também apto a poupar elevadas quantias.

Contas-Poupança, Pedro Andersson

Este livro do jornalista da SIC arrisca-se a tornar um bestseller das Finanças Pessoais em Portugal. A partir de casos que foi explorando nas suas entrevistas e reportagens, Pedro Andersson dá-nos conta de várias formas de conseguir poupar no dia-a-dia.

Não se prometem milagres, mas, de acordo com o jornalista, é bem possível conseguirem-se poupanças na ordem das várias centenas de euros por mês

O Seu Primeiro Milhão, Pedro Queiroga Carrilho

Outra obra para o ajudar a tornar saudáveis as suas Finanças Pessoais, escrita por um português. Neste livro, Pedro Queiroga Carrilho demonstra quanto tem que trabalhar por hora para alcançar os seus objetivos, quanto tem que trabalhar para alcançar as metas a que se propõe e, sobretudo, como investir o seu dinheiro. O autor é um especialista formado no ramo das Finanças Pessoais e o seu manual é obrigatório em todas as prateleiras.

1 Ano a Encher o Mealheiro, Fátima Caetano e Rita Rebelo

Outra obra para o ajudar a tornar saudáveis as suas Finanças Pessoais, escrita por um português. Neste livro, Pedro Queiroga Carrilho demonstra quanto tem que trabalhar por hora para alcançar os seus objetivos, quanto tem que trabalhar para alcançar as metas a que se propõe e, sobretudo, como investir o seu dinheiro. O autor é um especialista formado no ramo das Finanças Pessoais e o seu manual é obrigatório em todas as prateleiras.

Viva Uma Reforma Feliz, Luís Alvarenga e João Morais Barbosa

O livro “Viva uma Reforma Feliz” e foi escrito para ajudar todas as pessoas a preparar a sua reforma em duas vertentes complementares:

  • Preparação Não Financeira – Nem tudo na vida é dinheiro!
  • Preparação Financeira – Como acumular dinheiro para a Reforma.

Certamente quer viver uma reforma feliz. Mas para que isso aconteça é necessário começar já a planear o seu futuro e a delinear uma estratégia de investimento adequada à sua situação, optando pelos produtos financeiros que lhe garantam investimentos a longo prazo. Parece difícil? Neste livro encontra todos os conselhos e dicas úteis para que possa viver a sua reforma de sonho, com tudo a que tem direito, sem preocupações.

Tempos Complicados, Soluções Simples. Aprenda a Gerir Melhor o seu Dinheiro, Bárbara Barroso

Nas páginas De “Tempos Complicados, Soluções Simples”, Bárbara Barroso ajuda-o – de uma forma simples e directa ao assunto – a fazer uma avaliação da sua saúde financeira, a reduzir o endividamento e o desperdício no orçamento familiar – e, por fim, a multiplicar as suas poupanças

Nas páginas que se seguem, Bárbara Barroso, especialista em finanças pessoais, ensina-o a fazer uma avaliação da sua saúde financeira, a reduzir o endividamento e o desperdício no orçamento familiar – e, por fim, a multiplicar as suas poupanças. Tudo de um modo extremamente simples, directo ao assunto.

Existem várias outras obras dedicadas às finanças pessoais em português, mas - para já - deixamo-lo com estas sete sugestões. Esperamos que se deixe inspirar por elas e que partilhe connosco também os seus livros de finanças pessoais favoritos nos comentários abaixo.

artigo do parceiro:

Comentários