1. Não trabalhe no sofá
Para além da posição nem sempre ser a melhor, a questão do conforto pode ter influência no seu trabalho. Só o facto de ter o seu escritório em casa – com a secretária e cadeira apropriadas – acaba por afetar a sua produtividade. Às vezes pequenas mudanças no ambiente de trabalho também fazem toda a diferença: ter a luz certa ou dar mais cor ao espaço onde trabalha pode melhorar a sua concentração.

2. Utilize o telefone ou tablet
Com as tecnologias a evoluírem e os smartphones e tablets a aumentarem de tamanho de dia para dia, existem outras opções onde pode trabalhar para além do seu computador. Oprah Winfrey, que é considerada uma das mulheres mais bem-sucedidas do mundo, não vive sem o seu iPad Mini e revela que não utiliza computador.

3. Tenha o equipamento certo
Antes de começar a trabalhar a partir de casa é importante verificar se está munido/a de tudo aquilo que precisa para trabalhar em condições: desde o hardware certo (computador e telefone) aos melhores programas e aplicações (Skype e Viber). Se sente que não tem tudo o que precisa para dar o seu melhor, então o melhor é pensar em fazer um investimento.

4. Adopte um estilo de vida saudável
O facto de trabalhar em casa pode trazer muitas vantagens, mas a verdade é que nem tudo são benefícios. Um deles é a alimentação. Uma vez que não sai de casa todos os dias para se deslocar para o local de trabalho acaba por ter um estilo de vida mais sedentário. Para além disso, a proximidade com o frigorífico e despensa pode levar a que coma mais. O ideal é sair de casa quando fizer as suas pausas e adotar um estilo de vida mais saudável.

5. Faça pausas regulares
Fazer algumas pausas ao longo do dia é fundamental para que a sua produtividade não seja afetada. O ideal é que sejam várias e por curtos períodos de tempo de forma a não se distrair dos seus objetivos e tarefas.

6. Seja disciplinado
Para quem trabalha em casa, nem sempre é fácil separar as duas coisas. Mas para que a sua vida familiar não sofra é fundamental encontrar um balanço. O ideal é estipular um horário de trabalho e manter-se fiel a ele, criando uma rotina diária. No final de contas é tudo uma questão de adaptação.