6 ideias para gerir o stresse e aumentar a produtividade

Sabia que o yoga pode facilitar a sua vida laboral? Experimente estes seis exercícios!

A tecnologia veio facilitar o trabalho a muito gente, reduzindo processos e simplificando tarefas. Paradoxalmente, contudo, não é por isso que os funcionários trabalham menos. Os colaboradores das empresas estão a deixar o posto de trabalho cada vez mais tarde, lindo com uma sobrecarga laboral nem sempre fácil de gerir, uma situação que aumenta os níveis de stresse, de ansiedade e de cansaço dos indivíduos. Para uma vida mais tranquila, Bruno Reis, personal trainer de yoga, sugere seis exercícios fáceis de pôr em prática, em casa, no trabalho ou durante a hora de almoço.

1. Respiração abdominal

Inspire e dilate o abdómen. Retenha o ar durante alguns momentos, até sentir necessidade de expirar e, depois, solte todo o ar, contraindo o abdómen. A respiração será sempre pelo nariz, lenta, profunda e silenciosa. treine esta respiração várias vezes ao dia. Vai descontrair, relaxar e revitalizar.

2. Técnica de equilibrio

Coloque o pé esquerdo à frente do pé direito, de modo a formar uma linha reta e fixe um ponto em frente, mantendo a respiração suave e profunda pelo abdómen. Poderá ainda completar esta
técnica-base, fechando os olhos ou levantando os calcanhares. É ideal para momentos em que precisa de se concentrar.

3. Respiração rápida

Inspire e expire de forma rápida e vigorosa, mantendo toda a fisionomia descontraída. Produza ruído ao respirar e procure que cada respiração (inspiração e expiração) dure um segundo. Funciona na perfeição para despertar e reavivar o cérebro.

4. Relaxamento do pescoço

Tombe a cabeça para trás e sinta o seu peso. Depois comece a girá-la, primeiro para o lado esquerdo, deixando que a força da gravidade tome conta do movimento. Respire durante o movimento. De seguida, repita para o outro lado. É um excelente exercício para prevenir ou aliviar dores de cabeça que têm origem na tensão acumulada, que não deixa que o sangue leve o oxigénio ao cérebro.

5. Meditação

Oiça a própria respiração, feche os olhos e detenha-se nesse som. Sem pensar nem analisar, apenas ouvindo. Fique assim alguns segundos. Funciona como um reset mental, capaz de estimular a criatividade e a intuição.

6. Treino visual

Fixe um ponto e foque-o o maior tempo possível, sem pestanejar. É natural sentir algum ardor e começar a lacrimejar. no fim, feche os olhos, friccione as mãos até ficarem bem quentes e coloque-as em concha sobre a vista, sentindo o calor irradiar essa região. É a técnica ideal para quem faz tarefas que exigem muito esforço visual. limpa e descansa.

Texto: Sofia Cardoso com Bruno Reis (personal trainer de yoga)

artigo do parceiro:

Comentários