As empresas recorrem, cada vez mais, a esta rede social para recrutarem novos colaboradores. O LinkedIn é, pelo menos já desde 2013, a plataforma digital a que mais empresas recorrem na hora de contratar empregados, garantem mesmo vários estudos internacionais. Susana Brader, fundadora e consultora do MyJobCoach, explica como pode destacar-se da concorrência.

1. Escolha uma boa fotografia

A imagem que apresentar nesta rede social deve ser cuidada e ajustada à profissão que procura. Por exemplo, «se trabalha na banca, deve vestir um fato e a fotografia deve ter um fundo branco ou azul», recomenda a fundadora e consultora do MyJobCoach.

2. Tenha atenção à sua rede

De acordo com a especialista, o número de pessoas a que estamos associadas no LinkedIn é importante. No entanto, mais relevante ainda, «é o tipo de contactos, pessoas relacionadas com a indústria, de referência, que lhe podem ser uma mais-valia», refere a especialista.

3. Divulgue dados relevantes

Nem toda a informação pessoal e profissional é pertinente para quem está a recrutar. A forma mais eficaz de se destacar das outras pessoas é descrever um episódio do seu percurso, em que as suas capacidades tenham sido essenciais para solucionar um problema.

«Apenas uma lista de competências é irrelevante», confirma Susana Brader. Além disso, deve mencionar as suas ambições, bem como trabalho de voluntariado e formação contínua, pois revela «vontade de aprender e desenvolver capacidades».

4. Atualize o seu perfil

Sempre que tiver uma novidade no percurso profissional deve informar os seus contactos, seja porque fez algum curso, porque foi a uma conferência de interesse na sua área, porque escreveu um artigo, entre outros. Faça um pequeno resumo dessas experiências e, no geral, preocupe-se em publicar textos que «acrescentem valor na sua área de especialização», sublinha.

5. Participe em grupos

Devemos ser ativos no LinkedIn e isso passa por integrar grupos das áreas de interesse e, especialmente, aqueles que estão diretamente relacionados com a profissão. Mas não basta constar na lista de membros. «Deve participar nos debates e propor temas para discussão», aconselha a fundadora e consultora do MyJobCoach.

Recomendações precisam-se!

Assim que terminar uma experiência profissional e se tiver uma boa relação com o seu superior imediato, peça que este faça uma recomendação no Linkedin. Deve ser alguém que tenha trabalhado consigo diretamente e que, nas palavras de Susana Brader, «dê um feedback positivo, baseado apenas no seu desempenho profissional».

Texto: Filipa Basílio da Silva