5 dicas para maximizar a sua poupança este verão

O inverno é já uma memória distante, dando lugar a dias de calor e sol ideais para sair de casa e aproveitar o que o verão tem de melhor.

Contudo, melhores condições climatéricas e mais atividades fora de casa também significam mais gastos. Afinal quem é que não gosta de ir comer um gelado ou ir beber um refresco quando sai para passear?

Se não tivermos algum rigor e disciplina, estes pequenos prazeres podem tornar-se em grandes gastos e afetar as suas finanças de uma forma menos positiva.

Conheça 5 dicas que o vão ajudar a controlar alguns custos que tendem a ser maiores nesta época e que lhe vão permitir poupar para alguns prazeres de verão.

1. Controle os custos de arrefecimento

O ar condicionado ou a ventoinha são os nossos melhores amigos nos dias de calor, mas também podem representar uns euros extra na conta da eletricidade.

Assim, evite deixá-los ligados quando não está em casa. Opte por deixar as janelas fechadas, desta forma vai impedir que, nas horas de maior calor, a sua casa aqueça. À noite, aproveite que as temperaturas baixam e abra as janelas, deixe o ar circular e a casa respirar.

2. Evite regar as plantas na hora de maior calor

Seja um grande jardim ou apenas algumas plantas na varanda, evite regá-las na hora de maior calor. Ao regar quando as temperaturas estão mais altas, muita da água vai ser perdida com a evaporação e as gotas que ficam sobre as plantas atuam como um vidro, queimando as folhas em vez de as nutrir.

Desta forma, a rega entre as 11h e as 17h (mais ou menos) traduz-se apenas em desperdício de água e por consequência desperdício de dinheiro. Opte por regar logo pela manhã ou ao final do dia.

3. Aproveite o churrasco

Junte os amigos em casa para almoçar ou jantar, seja no jardim, na varanda ou na sala. Se todos contribuírem vão comer mais, melhor e por muito menos do que numa ida a um restaurante.

4. “Vá para fora cá dentro”

Aproveite o que de bom há no nosso país e faça umas férias “cá dentro”. Evite os locais com mais afluência, como por exemplo o Algarve, pois geralmente estes têm todos os preços inflacionados nesta altura do ano. Aproveite para conhecer locais onde nunca foi. Vai conseguir fazer uma férias mais descansadas e por muito menos dinheiro. Neste artigo sobre férias low-cost conheça três destinos em conta para uns dias de descanso.

Se optar por ficar em casa nas férias, aproveite para conhecer coisas na sua própria região: aquela praia ao lado de casa, mas onde nunca tem tempo de ir ou ir visitar aquela exposição que anda há meses a tentar ir ver.

5. Procure sempre descontos e atividades gratuitas

Esta é uma dica válida em todas as alturas do ano. Contudo, no verão, porque estamos mais propensos a sair de casa, pode significar uma poupança maior. Aproveite, os dias gratuitos nos museus e monumentos para os visitar ou as sessões de cinema ao ar livre, por exemplo. Estes são bons programas para fazer em família e que representam poucos gastos.

Se decidir tirar uns dias para descansar, fora de casa e sem gastar muito dinheiro, poderá ainda consultar este artigo e fique a conhecer algumas dicas para poupar em transportes, alojamento ou refeições.  O verão não tem de ser um inimigo da sua poupança. Pequenos gestos poderão fazer a diferença e manter o seu bolso cheio de saúde durante as suas férias.

Veja também: 12 dicas para poupar dinheiro em viagens

artigo do parceiro:

Comentários