Sente paixão pela sua carreira profissional?

Uma grande parte da nossa vida é passada a trabalhar e é bom que nos orgulhemos do que fazemos

Dependemos do trabalho em termos da carreira, financeiramente, estatuto social e do próprio desenvolvimento pessoal. Será que a maioria das pessoas que trabalha, ao longo da vida, se sente realizada e motivada ou a dada altura sente que se tornou menos produtiva do que uma secretária ou o computador? De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) um em cada sete portugueses trabalha em excesso. O conceito de “trabalho excessivo” internacionalmente reconhecido situa-se algures entre as 48 horas semanais. Trabalhar em excesso não é sinónimo de paixão e felicidade. Infelizmente, na realidade atual, para um número muito expressivo, representa o oposto, cansaço, frustração e desmotivação. Em alguns casos extremos, doença e stress agudo (burnout).

Sabia que, na Apple francesa, trabalhar depois do fim do turno pode representar um problema, isto é, os funcionários podem ser severamente repreendidos, incluindo sanções disciplinares, que podem incluir o despedimento, por trabalharem para além da hora de saída?

Trabalhar, quer se goste ou não, diariamente exige:

Concentração, dedicação, atualização, formação, sacrifício, disponibilidade, compromisso. Por outras palavras, um grande esforço (físico, mental, emocional e espiritual). Assim para se ser bem sucedido na carreira profissional é necessário: paixão, honestidade, ambição (incentivo), propósito, ética e supervisão.

Todavia, não basta ter o dom/talento, é preciso “lapidar” as nossas aptidões através da formação profissional atualizada, procurar inspiração nos mentores e líderes, renovar a motivação – intrínseca e extrínseca - a literacia emocional (gestão dos sentimentos, dos conflitos interiores e exteriores, capacidade de trabalhar em equipa – teambuilding, receber e dar feedback, aceitar criticas, resiliência, capacidade de tomar decisões difíceis).

“A tomada de decisão naturalista está preocupada com o alto risco. Quando um comandante de bombeiros toma uma má decisão, podem perder-se vidas. Quando um desenhador toma uma má decisão, podem perder-se milhares de dólares.” Gary Klein

Visto passar uma parte muito significativa da vida a trabalhar, você possui uma carreira profissional da qual se orgulha e sente paixão? Você é um génio na sua área profissional? O que é que o/a distingue dos seus colegas?

João Alexandre Rodrigues

Addiction Counselor 

http://recuperarequeestaadar.blogspot.com 

http://maisvaleprevenirdoqueremediar.blogspot.com 

http://www.facebook.com/joaoalexx 

Comentários